
Nesta segunda-feira (27), o prefeito Rodrigo Neves recebeu o secretário da Polícia Civil do RJ, delegado Felipe Curi, para assinar o acordo de cooperação que viabiliza a Cidade da Polícia em Niterói. A parceria prevê investimento municipal de R$ 4 milhões e entrega prevista para janeiro de 2026.
Quais delegacias o complexo vai reunir
O novo complexo ficará próximo ao Mercado Municipal e à Delegacia de Homicídios (DH) e integrará delegacias especializadas que atuam em crimes de maior impacto econômico e social:
- DRE – Delegacia de Repressão a Entorpecentes
- DRFA – Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis
- DRFC – Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas
A DH de Niterói, criada em 2014 no primeiro mandato do prefeito, seguirá como vizinha estratégica, reforçando o ecossistema de investigação.

Objetivo: inteligência integrada e resposta mais rápida
Segundo o secretário Felipe Curi, a ideia é concentrar equipes e inteligência para acelerar investigações e desarticular o crime organizado:
“Agradeço todo o apoio que a Prefeitura de Niterói vem dando à nossa instituição e às nossas delegacias. Pretendemos colocar mais três delegados titulares de cada unidade e cerca de 120 a 150 policiais civis trabalhando com um olhar especializado e interligado. Vamos ter um grande avanço aqui no combate ao crime organizado”.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal destaca ainda a criação de um laboratório de inteligência policial compartilhado entre as delegacias, elevando o padrão de análise de dados, cruzamento de informações e planejamento de operações.

Impacto esperado para Niterói e região
O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que Niterói ampliou investimentos em segurança na última década, com resultados na redução de indicadores criminais:
“Niterói, nos últimos 10 anos, foi a cidade que fez o maior investimento em segurança pública no país. Os resultados dessa parceria com as polícias Civil e Militar, além da atuação da própria Guarda Municipal, estão na redução dos índices de criminalidade, com a melhoria da sensação de segurança pública. É uma conquista histórica, não só para a população de Niterói, mas para municípios próximos e da Região dos Lagos”.
Entre os presentes, estiveram o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas; o chefe de gabinete da Polícia Civil, Delmir Gouvea; o presidente da ION, Antônio Lourosa; e o vereador Renato Cariello, presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara.

O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Prefeitura de Niterói, Felipe Ordacgy, também ressaltou a relevância do complexo de delegacias especializadas.
“Teremos um salto de qualidade nas investigações e ações de grande efetividade e de resposta ao crime através do uso integrado de um laboratório de inteligência policial das delegacias especializadas”, afirmou Felipe Ordacgy.
Linha do tempo do projeto
- 27/out/2025 — Assinatura do acordo de cooperação
- Nov–Dez/2025 — Projetos executivos, ajustes operacionais e mobilização de equipes
- Jan/2026 — Previsão de entrega e início das atividades integradas