
Niterói - A Prefeitura de Niterói segue com equipes nas ruas para minimizar os impactos das chuvas que atingem a cidade desde a noite de sábado (05). Mais de 500 profissionais de diferentes órgãos municipais estão mobilizados para garantir uma resposta rápida às ocorrências e a segurança da população.
As principais consequências do temporal foram as quedas de árvores, com 41 registros no total, sendo 80% delas concentradas na Região Oceânica. A Defesa Civil também atendeu a 26 chamados para vistorias preventivas em diferentes pontos da cidade. Apesar do volume de chuva, as vias estão escoando com facilidade e as equipes seguem atuando para garantir a normalização completa dos serviços.
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) reforça a importância de que os moradores respeitem os horários da coleta de lixo, evitando o descarte irregular que pode obstruir bueiros e agravar alagamentos.
A Defesa Civil de Niterói ampliou a comunicação com a população e disponibilizou um novo telefone emergencial: (21) 96658-0604, além dos já conhecidos 199 e (21) 2620-0199.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados nos bairros de Rio do Ouro, com 40,0 mm, Engenho do Mato e Várzea das Moças, ambos com 30,4 mm, Maravista, com 28,6 mm, e Igrejinha, com 23,2 mm. Já nas últimas seis horas, os bairros com maior volume de chuva foram Engenho do Mato e Várzea das Moças, com 9,8 mm, seguidos por Maravista, com 7,0 mm, Rio do Ouro, com 6,2 mm, e Maria Paula, com 4,4 mm.
Não houve necessidade de acionamento de sirenes. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada.
Além da Defesa Civil, participam da operação especial as secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação (Seconser), Ordem Pública (Seop), além da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da NitTrans. As equipes seguem em campo para minimizar os impactos e garantir a segurança da população.
A Prefeitura de Niterói mantém canais oficiais de comunicação, com informações atualizadas enviadas 24 horas por meio do aplicativo Alerta DCNIT, mensagens SMS (40199) e grupos de WhatsApp.