
Niterói - Explosões de transformadores em postes de energia de responsabilidade da concessionária Enel Rio, tem sido constantes ao longo dos anos de concessão em Niterói. Já até virou um dito popular, “choveu ou ventou, um transformador estourou”.
Cabe salientar que além do primeiro problema causado com essa rede obsoleta da concessionária, que é a queda de energia elétrica para os moradores, existem outros problemas causados, como fogo nos postes, quedas de fios energizados, interdição de ruas, além do susto provocado pelo barulho, que por vezes parece inofensivo, mas de fato podem causar efeitos à saúde de crianças, idosos, acamados e de toda a população, além de pets.
Na noite desta sexta-feira (04) uma sequência de ao menos quatro explosões foram escutadas no Jardim Icaraí, a primeira às 22h43, a segunda às 22h46, a terceira às 22h55 e a quarta às 22h56. Ao longo da madrugada moradores relaram que mais explosões aconteceram.
Já neste sábado (05), outras sequências de explosões de transformadores da Enel deixaram moradores sem energia no Jardim Icaraí. A primeira sequência aconteceu com quatro explosões entre 12h40 e 12h45. Depois desta sequência uma explosão maior foi escutada às 13h11.
Como não se bastasse, mais outras três explosões foram escutadas às 13h32, vindo a deixar de vez moradores da região sem energia.
Além do caso em específico do Jardim Icaraí, moradores de todas as regiões de Niterói, também reclamam de explosões em postes da Enel Rio, quando chove ou venta.
Procurada, a Enel Distribuição Rio informou que “suas equipes estão trabalhando para restabelecer a energia para os clientes impactados pelas fortes chuvas registradas na madrugada de hoje (05/04) em diferentes pontos da área de concessão. As regiões Sul e Lagos são as mais afetadas, além dos municípios de Niterói e São Gonçalo.”
E completou, “Em situações de contingência, para registro de falta de energia, a empresa orienta que os clientes utilizem, preferencialmente, os canais digitais para mais agilidade do atendimento, como o site (www.enel.com.br), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) e o WhatsApp: (21) 99601-9608.” a concessionária não quis comentar sobre as explosões.