Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (28), após o segundo turno das eleições em Niterói, que aconteceu neste domingo, o prefeito vitorioso na disputa pela prefeitura, Rodrigo Neves (PDT) falou sobre diversas prioridades para este novo mandato, dentre eles, um chama atenção da população, os alagamentos.
Não resta dúvidas que a população de Niterói não aguenta mais os alagamentos constantes na cidade, sempre que chove um pouco mais forte. Chegou ao limite, o caos enfrentado na cidade por conta dos alagamentos, sobretudo na Zona Sul, em bairros como Icaraí, Ingá e Santa Rosa. Centro, Fonseca e a Região de Pendotiba, sobretudo no Badu e Matapaca, também são áreas de urgência.
Rodrigo ressaltou nesta manhã, pós eleição, que esta é uma questão importante para ele, e afirmou que a primeira prioridade em seu governo nessa área será ampliar os sistemas de macrodrenagem onde eles já existem. Rodrigo também promete criar reservatórios, que devem ser instalados nas proximidades do Estádio Caio Martins.
“Sem dúvidas, essa questão dos alagamentos é importante, e a minha primeira prioridade nesta área será ampliar os sistemas de macrodrenagem onde eles já existem, mas não suportam as chuvas mais intensas em função das mudanças climáticas. Então ali, na região da bacia do Rio Icaraí, na Roberto Silveira com Presidente Backer, também na Região de Santa Rosa, e Largo do Marrão, nós vamos fazer essa obra, ampliando as redes de macrodrenagem, fazendo reservatórios, provavelmente próximo ao Estádio do Caio Martins, para resolver esse problema de décadas.” afirmou Rodrigo Neves.
Rodrigo também fez questão de lembrar sobre as obras já feitas de contenção de encostas, que muita das vezes não é vista pela população.
“Mas também é importante lembrar que fizemos muitas obras de contenção de encostas, mais de 1 bilhão de reais, mais de 450 obras de contenção de encostas deste 2013. Niterói foi a cidade que mais investiu em resiliência diante das mudanças climáticas, e não é atoa que não tivemos mais tragédias como aquela que aconteceu em 2010, no Bumba. E fizemos muitas obras de infraestrutura e drenagem onde simplesmente ela não existia, mais de 90% das ruas da Região Oceânica de Niterói.” frisou Rodrigo.
Vamos aguardar, torcer e cobrar!