Centro de Niterói | Divulgação
Centro de Niterói | Divulgação

Prefeitura de Niterói aposta em uma requalificação urbana para recuperar o protagonismo políticocultural e econômico do bairro histórico que é o Centro de Niterói.

Centro foi sinônimo de efervescência política, cultural e social. A região abrigava a antiga Câmara dos Deputados, diversas instâncias do Judiciário e importantes prédios históricos. A Praça da República era uma referência.

Praça da República | Divulgação

No bairro, além da atividade política e do Judiciário, pulsava a vida cívica, e o comércio se mantinha acelerado, impulsionado por escritórios, consultórios, cafeterias e restaurantes que faziam do Centro um ponto de encontro de intelectuais e lideranças políticas.

cultura também tinha espaço garantido, com teatros como o Leopoldo Fróes e o João Caetano, movimentando a agenda artística e atraindo público de toda a cidade.

O antigo Teatro Leopoldo Fróes, atualmente desativado e funcionando como centro social da arquidiocese de Niterói | Reprodução

Com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, em 1975, o cenário começou a mudar. O esvaziamento das instituições públicas provocou um declínio do comércio e da vida social. O glamour e o dinamismo que caracterizavam o bairro foram se perdendo ao longo dos anos, e a pandemia de Covid-19 agravou ainda mais a situação, paralisando atividades e reduzindo o fluxo de pessoas.

Agora, o bairro — que por décadas foi o coração político e administrativo do antigo Estado do Rio de Janeiro — está prestes a viver uma nova fase. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anuncia e colocará em prática um projeto de revitalização que pretende transformar a região em um polo de inovação tecnológicaeconomia criativa e turismo, resgatando a vitalidade que marcou o bairro durante o período em que Niterói era a capital estadual. Ele aposta na requalificação urbana para recuperar o protagonismo político, cultural e econômico do bairro.

Projeto da Nova Avenida Amaral Peixoto no Centro de Niterói
Projeto da Nova Avenida Amaral Peixoto no Centro de Niterói | Divulgação Prefeitura de Niterói

De acordo com Rodrigo Neves, o objetivo é devolver ao Centro seu papel de referência urbana e econômica, moderno e integrado, que una história e futuro, atraindo investimentos, turismo e oportunidades de trabalho.

O projeto integra iniciativas estruturais, com conexão com o Caminho Niemeyer, a Arena Esportiva do Gragoatá, em fase conclusiva, e projetos de espaço urbano, ampliando a mobilidade e o uso de áreas culturais e de lazer.

Foto: Leonardo Simplício

Com as ações previstas, a Prefeitura acredita que o Centro de Niterói voltará a ocupar um lugar de destaque no mapa do desenvolvimento fluminense — agora como símbolo de inovaçãocultura e sustentabilidade.

Mario Sousa

Mário Sousa é jornalista e analista político

Mário Sousa é jornalista e analista político