O número de viagens das barcas pode sofrer racionamento já a partir da próxima segunda-feira (27). O anúncio foi feito pelo diretor de mobilidade da CCR, Márcio Hannas. Se a medida não for adotada, o executivo disse que a CCR Barcas só tem caixa para operar até o dia 3 de março. A medida precisa de aval do Governo do Estado.
Um ofício foi encaminhado ao governo do estado do Rio de Janeiro pela CCR propondo um acordo para a redução no horário de funcionamento por falta de recursos financeiros. O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, antecipou que não aceitará a proposta de redução de horário e que o serviço não vai parar.
Com a mudança a concessionária garante caixa para operar até o dia 10 de março, após a data o futuro do serviço é incerto. Com a medida as linhas Cocotá e Charitas serão suspensas e as de Paquetá e Arariboia reduzidas. A grade da Ilha Grande, que só tem uma viagem por dia não deve sofrer alteração.
No início do mês, um acordo foi feito entre a CCR e o Governo para prorrogar a prestação do serviço, mas continua sem a homologação da Justiça. De acordo com o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), o novo termo feito entre a concessionária e o Governo é ilegal.
Como fica o racionamento:
- 1 – Linha Rio Niterói
- Alteração no horário de rush de 15minutos para 20 minutos entre as partidas;
Alteração no vale de 20 minutos para 30 minutos entre as partidas.
- 2 – Linha Rio-Charitas
- Sem Operação;
- 3- Linha Rio-Cocotá
- – Sem Operação
- 4- Linha Rio – PQT
- Alteração nos últimos horários PXV-PQT viagem de 20:50 passa para 21:30 e no sentido PQT-PXV viagem de 22:00 passa para 22:40. Retirada da viagem 23:30 PXV-PQT
- 5 – Div. Sul (Operação em Mangaratiba , Ilha Grande e Angra dos Reis)
- Sem Alteração