Niterói - O carnaval em Niterói reuniu mais de 250 mil pessoas entre moradores, visitantes e turistas que aproveitaram os desfiles na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer, os 50 blocos espalhados pela cidade e os bailes infantis e eventos realizados em 26 bairros e pontos de folia.
Com um carnaval vibrante e diversificado, o município se consolidou como um dos principais destinos da festa no estado, reunindo famílias e amigos em um ambiente festivo, repleto de bailes tradicionais, matinês e rodas de samba.
Segurança e organização garantem folia tranquila
A Prefeitura de Niterói encerrou o Carnaval com um grande esquema de segurança e organização, mobilizando mais de 800 agentes de diferentes órgãos municipais e estaduais, incluindo Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública, Saúde, Clin, Nittrans, Neltur, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Para o prefeito Rodrigo Neves, a festa não é apenas um momento de celebração, mas também uma peça fundamental no desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
“O Carnaval é um dos maiores espetáculos culturais da nossa cidade e tem atraído, cada vez mais, turistas e visitantes. Além da tradição, fortalece a indústria criativa, gera emprego e renda e movimenta a economia. A cada ano a cidade se supera. Entregamos uma estrutura de qualidade para o nosso povo e para quem visita Niterói. Seguiremos apoiando e investindo na cultura popular, no nosso Carnaval de rua e valorizando as nossas escolas de samba da nossa cidade”, destacou.
Os foliões curtiram uma programação diversificada, com samba, pagode, marchinhas e outros ritmos animando as ruas. Pontos como a Avenida Central, Largo da Batalha, Caramujo, Rua Nóbrega e Jardim Icaraí estiveram entre os mais movimentados. A Corte Momesca, composta pelo Rei Momo Paulo Assis, a Rainha Rafaella Mell e a Princesa Andressa Honorato, percorreu diversos eventos, levando ainda mais animação ao público.
Turismo aquecido e impacto econômico
O Carnaval 2025 também impulsionou o setor turístico da cidade. O polo hoteleiro registrou 85% de ocupação, enquanto as pousadas da Região Oceânica atingiram 100% de lotação.
Segundo André Bento, presidente da Neltur, o evento já se consolidou como um dos mais importantes do estado, impulsionado pelo crescimento dos desfiles no Caminho Niemeyer, um patrimônio arquitetônico de Oscar Niemeyer, mesmo criador do Sambódromo do Rio.
“O desfile em Niterói ganhou um impacto de visibilidade e interesse maior de turistas pela sua passarela no Caminho Niemeyer, um patrimônio do arquiteto Oscar Niemeyer, o mesmo que projetou o sambódromo do Rio. Niterói se consolida como segundo melhor carnaval do Estado pela organização, beleza, crescimento e profissionalismo das escolas”, afirmou.
A consolidação do Carnaval foi viabilizada pela Lei do Carnaval, que assegura investimentos e estrutura para as escolas de samba e blocos de rua.
Desfiles das escolas de samba marcaram a folia
A abertura oficial do Carnaval 2025 aconteceu no dia 21 de fevereiro, com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Rodrigo Neves à Corte Momesca e os desfiles dos blocos da Neltur e “Não é Não” na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer.
Nos dias 21 e 22 de fevereiro, mais de 60 mil pessoas acompanharam os desfiles das 30 escolas de samba de Niterói. Pela primeira vez, a festa contou com iluminação cênica, transformando a avenida em um verdadeiro espetáculo de cores. A Prefeitura destinou R$ 450 mil em patrocínio, garantindo um Carnaval mais profissional e estruturado para as agremiações.
Resultados dos desfiles das escolas de samba de Niterói 2025
- Grupo A: Folia do Viradouro foi a grande campeã com o enredo “Intelêkô: A Encantaria na Folia”.
- Vice-campeã: Magnólia Brasil, que trouxe o enredo “Divina Invenção – Um Brinde a Roberto Ribeiro”, homenageando o cantor e sua relação com o samba e a cerveja.
- Grupo B: Sabiá conquistou o título e garantiu vaga no Grupo A em 2026.
- Grupo C: Cacique da São José obteve a maior pontuação e subiu para o Grupo B.
- Grupo de Avaliação: Data Venia se destacou e garantiu a promoção para o Grupo C no próximo Carnaval.