Cidades

Capivara é resgatada dentro de creche em Niterói

Uma capivara é resgatada dentro da creche em Niterói. Descubra como o animal foi reintegrado à natureza com segurança.

Divulgação/Guarda Municipal de Niterói
Divulgação/Guarda Municipal de Niterói

Uma capivara surpreendeu funcionários e alunos ao aparecer em uma creche no bairro da Engenhoca, em Niterói, na manhã desta terça-feira (5). O animal foi resgatado por agentes da Guarda Municipal, após acionamento via número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), e reintegrado ao seu habitat natural no Canal do Camboatá, localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) na Região Oceânica da cidade. (Vídeos abaixo)

Como foi o resgate da capivara

Segundo a Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal, a capivara estava em um local íngreme, mas não apresentava ferimentos. Após avaliação física, os agentes realizaram a reintegração do animal na natureza.

“Nossos agentes são treinados e sabem como agir com cada tipo de animal. Atuamos de uma forma específica e o local onde o animal foi solto é um dos escolhidos por nossas equipes para reintegrarmos vários animais silvestres”, explicou o subinspetor Jociley Neves.

O que fazer ao encontrar animais silvestres

Guarda Municipal de Niterói reforça que, ao avistar um animal silvestre em área urbana, não se deve tentar capturá-lo. A recomendação é acionar imediatamente o número 153, do CISP. Os agentes são capacitados para realizar o manejo com segurança, tanto para os animais quanto para os moradores.

Espécies mais resgatadas em Niterói

De acordo com a CMA, as espécies mais frequentemente resgatadas na cidade são:

  • Capivaras
  • Gambás
  • Corujas
  • Cobras
  • Tartarugas
  • Gaviões
  • Bichos-preguiça
  • Tamanduás

Todos os animais passam por avaliação veterinária. Aqueles em boas condições são soltos em áreas de preservação ambiental. Se estiverem feridos, são encaminhados a instituições parceiras, como o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) ou o Instituto Vital Brazil, no caso de serpentes venenosas.