Cidades

Capivara de 85kg é resgatada após mergulho na piscina em Niterói

Uma capivara de 85kg é resgatada após mergulhar na piscina em Niterói. Conheça essa surpreendente história de resgate.

Divulgação/Guarda Municipal
Divulgação/Guarda Municipal

Niterói - Uma capivara adulta, pesando cerca de 85 quilos, surpreendeu moradores de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, ao ser flagrada tomando um banho refrescante na piscina de uma residência. O curioso episódio aconteceu mesmo com o tempo ameno, e o animal precisou ser resgatado por agentes da Guarda Municipal Ambiental de Niterói. (Vídeos abaixo)

O chamado foi feito através do número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura, e o resgate foi conduzido pela equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente. A capivara, em bom estado de saúde, foi imediatamente reintegrada ao seu habitat natural em uma Área de Proteção Ambiental no Canal de Camboatá.

Procedimento padrão da Guarda Municipal Ambiental

De acordo com os protocolos da Guarda Ambiental, cada resgate de animal silvestre é realizado com cuidados específicos. Após a captura, a saúde do animal é avaliada no local. Caso não haja ferimentos, ele é devolvido para a unidade de conservação mais próxima. Segundo o subinspetor Jociley Neves, o local da soltura é estrategicamente escolhido por ser seguro e compatível com a espécie.

“Nossos agentes são treinados e sabem como agir com cada tipo de animal. Atuamos de uma forma específica e o local onde o animal foi solto é um dos escolhidos por nossas equipes para reintegrarmos vários animais silvestres e mantermos a fauna”, explicou Neves.

Como agir ao encontrar um animal silvestre em Niterói?

A Guarda Municipal orienta a população a não tentar capturar ou interagir com os animais, pois isso pode gerar estresse ou acidentes. O mais indicado é ligar imediatamente para o 153, para que o resgate seja feito com segurança e por profissionais especializados.

Outras espécies frequentemente resgatadas:

  • Gambás
  • Tartarugas
  • Cobras
  • Corujas
  • Gaviões
  • Preguiças
  • Tamanduás

Quando os animais estão feridos ou debilitados, são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou, no caso de serpentes venenosas, para o Instituto Vital Brazil.

Vídeos