Niterói - Na madrugada da última quinta-feira (27), câmeras de monitoramento inteligente flagraram um grupo de motociclistas realizando manobras perigosas e trafegando na contramão no Mergulhão da Praça Renascença, no Centro de Niterói. A ação foi prontamente coibida por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e da NitTrans, em uma operação coordenada com base nas imagens em tempo real do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). (Vídeo abaixo)
De acordo com as autoridades, os motociclistas teriam vindo de São Gonçalo com o objetivo de promover um “rolezinho” ilegal em Niterói. O plano, no entanto, foi frustrado por uma estratégia de inteligência e cerco previamente organizada em diversos pontos da cidade. O vídeo da operação mostra cinco motos reunidas na entrada do Mergulhão, uma delas com uma mulher na garupa. No momento da abordagem, três veículos tentaram escapar, colocando outros motoristas em risco.
Duas blitzes foram montadas nos acessos do túnel para interceptar os motociclistas, que vinham causando perturbação e risco à segurança viária. Durante a operação, quatro motos foram apreendidas — duas no Centro de Niterói e duas no Engenho do Mato, na Região Oceânica. Um suspeito foi preso na entrada da comunidade do Buraco do Boi, no Barreto.
Ao todo, a ação mobilizou 80 agentes, resultando em 10 abordagens e diversas autuações de trânsito. As motocicletas foram removidas ao pátio da Prefeitura, e os infratores responderão pelas irregularidades cometidas.
Essas operações de blitz surpresa fazem parte do esforço contínuo da Prefeitura de Niterói para coibir práticas ilegais nas vias públicas e garantir mais segurança no trânsito, com uso de tecnologia e integração entre os órgãos de segurança.