A Prefeitura de Niterói publicou nesta terça-feira (15) o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pelas obras de reurbanização e drenagem da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, uma das principais vias do Centro de Niterói, e outras ruas do entorno.
De acordo com o projeto, a Amaral Peixoto será transformada em um grande corredor verde, com a construção de novos canteiros e o plantio de árvores.
O projeto, que será conduzido pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), inclui intervenções na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Rua da Conceição e vias transversais, abrangendo o trecho da Avenida Visconde do Rio Branco até a Rua Visconde de Sepetiba.
A iniciativa visa transformar o espaço urbano, trazendo mais conforto e segurança para os pedestres, além de valorizar bens tombados e equipamentos de mobilidade. Outro objetivo importante é prevenir alagamentos durante chuvas intensas.
“O edital que publicamos hoje marca um passo significativo na reurbanização da Av. Amaral Peixoto, da Rua da Conceição e das transversais da Av. Visconde do Rio Branco. Essas obras não apenas transformarão o espaço urbano, tornando-o mais confortável e seguro para pedestres e ciclistas, mas também irão valorizar o comércio local e preservar nossos bens culturais. Estamos comprometidos em evitar alagamentos e melhorar a mobilidade na região, dando prioridade ao transporte público. Essa é mais uma das obras anunciadas no programa “Niterói 450 anos” e que faz parte de um conjunto de intervenções importantes como da Av. Visconde do Rio Branco, o Parque Esportivo na Concha Acústica, a Cantareira, que será referência para a indústria da criação e tecnologia e o Castelinho do Gragoatá”, destaca o prefeito Axel Grael.
Melhorias na mobilidade e no ambiente urbano
As obras visam melhorar a circulação de pedestres, com a ampliação das calçadas, além de proporcionar mais conforto e segurança para ciclistas, priorizar o transporte público e aumentar a biodiversidade da área. O paisagismo também será valorizado, com o plantio de árvores nativas, o que ajudará a revitalizar o comércio local e a estética da região.
Detalhes da licitação
A licitação ocorrerá no Modo de Disputa Fechado, com data marcada para 7 de novembro. O edital pode ser acessado no site da Emusa ou retirado na sede da empresa, conforme as orientações publicadas no Diário Oficial.
Revitalização do Centro
Essa obra faz parte de um grande pacote de revitalização que a Prefeitura vem realizando no Centro de Niterói. Entre as intervenções já concluídas, estão a entrega da nova Avenida Marquês de Paraná e a urbanização do entorno do Caminho Niemeyer. As obras em andamento incluem a requalificação da Av. Visconde do Rio Branco, a construção do Parque Esportivo da Concha Acústica e a reforma de pontos históricos como a Casa Norival de Freitas, o Castelinho do Gragoatá e o prédio da Cantareira.