Niterói estará presente com uma forte equipe de jiu-jitsu, formada por jovens, em Abu Dhabi, Emirados Árabes, na disputa do título de campeão mundial, no dia 14 de novembro. Os atletas que vão lutar pela faixa de campeão, em cada categoria, serão “embaixadores jovens do Turismo de Niterói” e entregarão a cada delegação um kit promocional das belezas e dos equipamentos turísticos da cidade.
Os jovens competidores são: Enzo Simões, 11 anos, faixa Laranja; Rhuan Simões, 17 anos, faixa Azul; e João Cleber Araújo Borges, faixa Amarela, 13 anos. Cada um deles, apesar da idade, já disputaram centenas de competições e dezenas de títulos nacionais e internacionais.
Enzo, com mais de 200 competições, foi Campeão PAN Kind nos EUA, duas vezes Campeão Naga Graplling nos EUA, três vezes campeão Sul- Americano IBJJF, uma vez campeão brasileiro CBJJ, Vice Campeão Europeu KIDS na Irlanda, três vezes campeão Carioca, uma vez campeão Nacional PRO AJP, em Guarapari–ES, uma vez campeão AJP TOUR Rio. Entre vários os títulos conquistados, Enzo também foi campeão Pan Americano, em 2020.
Rhuan foi uma vez Campeão Carioca FJRio, uma vez Campeão Estadual FJRio, uma vez terceiro lugar no Brasileiro, uma vez terceiro lugar no Europeu Kid na Irlanda, uma vez Campeão SAN Diego Internacional nos EUA, uma vez vice-campeão Naga Graplkiing nos EUA e duas vezes Campeão Brasil Open SJJSAF.
Já João Cleber Araujo Borges acumula dezenas de competições e conquista de expressivos títulos. Já foi Campeão Mundial, categoria Infanto A, Campeão Panamericano (2021), Campeão Brasileiro, Campeão Estadual e Campeão Carioca.
A história dos três jovens com expressivos títulos e grande experiência em competições, tem o alicerce de seus pais, que sempre o acompanham nas viagens. Rafael Alves Simões e Adriana Ferreira Simões, são pais de Enzo e Rhuan. O pai, fundador da Nação Kids de Jiu Jitsu, em Maria Paula, além de técnico é o instrutor dos dois atletas. Enzo e Rhuan destacam seu pai com orgulho como instrutor e pelo incentivo que ele dá no dia-a-dia a eles neste esporte. “Vamos dá o melhor e trazer mais títulos para o Brasil”, ressalta Rafael.
Os pais de João Cleber Araujo, Cleber Marinho Borges e Paola Brado estão otimistas com mais uma vitória do filho, treinado pelo próprio pai e dirige o Núcleo Barreto ABF de Jiu Jitsu. Com apoio da Prefeitura de Niterói, através da NELTUR, mais uma vez, eles correm atrás de um título da série marcante que já conquistaram.