Cidades

Apagão afeta 220 mil clientes em Niterói, São Gonçalo e Região Metropolitana do Rio

Entenda como o apagão afetou 220 mil clientes em Niterói, São Gonçalo e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Rio de Janeiro - Um apagão atingiu cerca de 220 mil clientes em Niterói, São Gonçalo e outras áreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira (1º de Abril), após uma falha na Linha de Distribuição de Alta Tensão Magé/Zona Sul. A pane ocorreu por volta das 15h30 e afetou diretamente as subestações de Maria Paula e Arsenal.

O problema foi provocado pela queda de torres do Comperj, causada por uma forte ventania, segundo informou a Enel Rio, concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica. Entre os locais impactados, estava o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, que precisou acionar geradores de emergência para manter o atendimento.

Bairros de Niterói ficaram sem energia por horas

Nas redes sociais, moradores relataram a falta de luz em diversos bairros de Niterói, como Icaraí, Santa Rosa, Piratininga, Itaipu, Maravista, Cafubá, Maralegre, Itacoatiara, Fazendinha, Engenho do Mato, São Lourenço, Centro, Maria Paula, Matapaca, Badu, Largo da Batalha e vários pontos de Pendotiba. Em São Gonçalo, bairros também registraram queda de energia durante o mesmo período, além de Maricá.

Enel restabeleceu serviço para 72% dos clientes em 30 minutos

Segundo a Enel Rio, o fornecimento começou a ser restabelecido logo após o incidente, com manobras técnicas realizadas de forma remota. Ainda de acordo com a empresa, em até 30 minutos, a energia foi restabelecida para 72% dos clientes afetados. Às 21h30, o serviço já havia sido normalizado para todos os consumidores.

A concessionária destacou que o desligamento foi causado pelo desarme automático da linha de alta tensão, um procedimento de segurança para evitar danos maiores na rede. Equipes técnicas foram mobilizadas para inspecionar os danos nas torres e garantir a estabilidade da infraestrutura.

“A Enel Rio informa que, às 21h30 desta terça-feira, normalizou o serviço para os clientes afetados pelo desarme na Linha de Distribuição de Alta Tensão Magé/Zona Sul, em decorrência da queda de torres do Comperj, após uma ventania. Essa linha atende as subestações de Maria Paula e Arsenal e foi impactada por volta das 15h30, atingindo 220 mil clientes. Técnicos da distribuidora imediatamente realizaram manobras remotas, e em até meia hora, restabeleceram a energia para 72% dos clientes afetados.” diz a nota da Enel.