
As inscrições para o maior programa municipal de auxílio-moradia estudantil do Brasil se encerram nesta quinta-feira, dia 10 de julho. O Aluguel Universitário, criado pela Prefeitura de Niterói, vai conceder R$ 700 mensais a mil estudantes de ensino superior, matriculados em instituições públicas ou privadas da cidade. O prazo inicial se encerraria na terça-feira (08), mas foi prorrogado para garantir maior participação.
Moradia, educação e revitalização do Centro
Além de oferecer apoio financeiro para moradia estudantil, o programa tem como objetivo revitalizar o Centro de Niterói, que está passando por uma ampla transformação urbanística. A medida busca também manter os estudantes universitários na cidade, que é atualmente a terceira com maior índice de escolaridade do Brasil, segundo dados do IBGE (2022). Ao todo, Niterói concentra aproximadamente 70 mil universitários.
“Estamos orgulhosos de lançar o Programa Aluguel Universitário, o maior projeto de moradia para estudantes do país. É uma política que valoriza os jovens, estimula a educação e movimenta a economia local”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
Como se inscrever no Aluguel Universitário
As inscrições estão sendo realizadas pelo site oficial do programa (http://niteroi.rj.gov.br/alugueluniversitario/) e pela plataforma Colab. Nesta primeira edição, mil universitários serão contemplados.
Podem se inscrever alunos com mais de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, matriculados em cursos presenciais da UFF ou de faculdades particulares reconhecidas pelo MEC, com sede em Niterói.
Regras do benefício
O auxílio moradia terá duração inicial de um ano, podendo ser renovado até a conclusão do curso de graduação ou pós-graduação, desde que o aluno não ultrapasse dois anos além do prazo regular.
Entre os critérios para permanência no programa, estão:
- Não ser reprovado por falta em nenhuma disciplina;
- Não acumular outro benefício habitacional similar;
- Morar dentro da área definida pelo programa (Centro, São Domingos e parte de São Lourenço).
O contrato de aluguel deve estar registrado em endereço incluído nas zonas delimitadas, e haverá visitas domiciliares para verificação.
Documentos exigidos
Para se candidatar, o estudante deve apresentar:
- Documento de identidade e CPF;
- Comprovante de residência atual;
- Declaração de matrícula recente (com menos de 60 dias);
- Comprovante atualizado do Cadastro Único (CadÚnico);
- Documento de comprovação de participação em programas sociais como Bolsa Família, BPC ou Moeda Araribóia, se for o caso.
Impacto social e desenvolvimento urbano
A proposta integra uma estratégia maior da Prefeitura para desenvolvimento econômico e inclusão social, reduzindo o tempo de deslocamento até as universidades e incentivando o uso residencial no Centro da cidade.
“Essa é uma política que transforma vidas. Vai além da permanência estudantil. É um passo para o sucesso dos nossos jovens”, comemorou o reitor da UFF, Antônio Claudio Lucas da Nóbrega.
“Estamos apostando nos jovens como motor do futuro de Niterói”, reforçou o coordenador de políticas para a juventude, João Pedro Boechat.