Cidades

Abastecimento de água será interrompido em Niterói

Saiba mais sobre a interrupção do abastecimento de água em Niterói. Cedae realizará manutenção no Sistema Imunana-Laranjal.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (31), a Cedae fará uma importante manutenção no Sistema Imunana-Laranjal, interrompendo temporariamente os serviços de captação e produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, afetando Niterói. A companhia orienta os moradores das áreas afetadas a reservarem água e a adiarem tarefas que demandem grande consumo, já que o sistema só deve voltar à normalidade a partir das 4h da sexta-feira.

Operação envolvendo 200 profissionais e mais de 40 serviços

A manutenção envolverá uma equipe de mais de 200 profissionais da Cedae, que realizarão mais de 40 serviços essenciais, incluindo instalação de novos equipamentos, reparos, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas. Segundo Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, essa operação é fundamental para garantir que o sistema funcione com máxima eficiência no verão, quando a demanda por água aumenta significativamente.

“É durante a manutenção anual que os técnicos fazem as inspeções e correções para garantir que o sistema opere com máxima eficiência, principalmente durante o verão, período de maior demanda da estação” explicou Daniel Okumura.

Sistema Imunana-Laranjal abastece cerca de 2 milhões de pessoas

O Sistema Imunana-Laranjal é responsável pelo abastecimento de aproximadamente dois milhões de pessoas, atendendo municípios como São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (com fornecimento de água bruta), além dos distritos de Inoã e Itaipuaçu em Maricá e da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

A distribuição de água nas regiões atendidas é realizada pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, conforme suas áreas de atuação.

Moradores dessas áreas devem se preparar para a manutenção e seguir as recomendações da Cedae para evitar transtornos.