Estátua de Araiboia | Divulgação
Estátua de Araiboia | Divulgação

Niterói, a única cidade brasileira fundada por um indígena — o líder Araribóia — celebra neste sábado (22/11) seus 452 anos, com uma programação especial que valoriza sua história, cultura, patrimônios e sua vocação turística.

O município, que preserva mais de 50% de sua área verde, tem se destacado pela capacidade de atrair visitantes do Brasil e do exterior. Reconhecida como um destino turístico inteligente, Niterói encanta por suas belezas naturais e por equipamentos culturais marcantes, como o Caminho Niemeyer — conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, que inclui o Museu de Arte Contemporânea (MAC), ícone da cidade.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói | Divulgação

Além dos atrativos contemporâneos, o município preserva importantes marcos históricos, como a Ilha da Boa Viagem e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra. Também segue investindo na recuperação de espaços culturais. Neste sábado (22/11), às 11h, será inaugurado o Centro Cultural Cauby Peixoto, o primeiro equipamento cultural da Zona Norte, totalmente restaurado.

Ilha da Boa Viagem | Fotos: Alex Ramos
Centro Cultural Cauby Peixoto | Divulgação
Fortaleza de Santa Cruz/Divulgação

Outro patrimônio de grande relevância é a Igreja de São Lourenço dos Índios, marco da fundação de Niterói. O local abriga um retábulo em ouro, uma das mais importantes relíquias da arte sacra brasileira, onde sempre é celebrada a Missa em comemoração aos aniversários da cidade — este ano, pelos seus 452 anos, também neste sábado, às 8h.

Igreja de São Lourenço dos Índios | Divulgação

Na região central, a estátua de Araribóia — fundador de Niterói — foi recentemente reposicionada na Praça Martins Afonso e Sousa, que passou por revitalização completa, reforçando a valorização da memória da cidade.

Para o presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, André Bento, o momento é de celebração e reconhecimento do avanço do município.

“Niterói deu um salto qualitativo em diversas áreas — da segurança pública à mobilidade urbana — sempre aliado às suas belezas naturais, parques, praias oceânicas e equipamentos culturais. Temos o MAC, prédios históricos revitalizados como o Solar de Notre Rêve, além do novo Centro Cultural Cauby Peixoto, que será entregue neste aniversário da cidade. Tudo isso demonstra o desenvolvimento contínuo do município. À frente da Neltur, celebro esse conjunto de ações do poder público, que faz de Niterói um dos melhores lugares para viver, trabalhar e receber turistas. Temos muitos motivos para comemorar estes 452 anos!”, destacou Bento.

André Bento | Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).

MAC, o símbolo da cidade

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) é hoje o ponto turístico mais visitado do município, atraindo turistas, visitantes e moradores — que podem acessá-lo gratuitamente em qualquer dia da semana. Verdadeiro ícone da arquitetura mundial, o MAC projeta o nome de Niterói internacionalmente.

O diretor do MAC, Victor de Wolf, lembra que, desde o início de sua gestão — há cinco anos, em pleno período de pandemia —, o museu registra crescimento contínuo no número de visitantes.

“Iniciei minha gestão em um momento muito desafiador, quando os voos estavam paralisados no mundo inteiro. Mesmo assim, os turistas de outros estados brasileiros foram os primeiros a retornar. Hoje, o público internacional também vem nos visitar em ritmo crescente. No ano passado, batemos nosso recorde histórico, chegando a quase 190 mil visitantes.”

O diretor do MAC, Victor de Wolf | Divulgação

Victor destaca que o aumento do público estrangeiro é perceptível:

“Houve um crescimento expressivo de turistas internacionais este ano. O público francês visita muito o MAC, assim como americanos, ingleses, japoneses, alemães, espanhóis e turistas de vários países da América Latina, especialmente da Argentina.”

O diretor também ressalta a participação significativa dos públicos contemplados pela gratuidade:

“Temos visitantes pagantes e aqueles que têm direito à entrada gratuita, como estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e os próprios moradores de Niterói. Esse grupo representa praticamente metade do nosso público. No ano passado, tivemos 188 mil visitantes no total e, este ano, estamos muito próximos de atingir novamente esse número. Nos últimos quatro anos, percebemos também um aumento importante do público infantil, especialmente durante o período de férias.”

Em 2025, o MAC celebrará três décadas de existência, e uma programação especial já está em preparação.

“O museu completará 30 anos no ano que vem, e estamos organizando uma celebração especial. Não posso revelar tudo ainda, mas teremos ações inéditas, envolvendo outros museus do mundo em parceria conosco. Muitas novidades estão por vir para marcar essa data”, adianta Victor.

Programação diversificada marca o mês de comemorações pelos 452 anos de Niterói

As celebrações contam com uma programação variada ao longo de todo o mês, envolvendo música, cultura e atividades especiais em diferentes pontos da cidade.

Sábado (22) – Aniversário de Niterói

8h – Missa na Igreja de São Lourenço dos Índios;
11h – Inauguração do Centro Cultural Cauby Peixoto.

Na Praia de Icaraí, já se apresentaram a banda de reggae Maneva e a cantora Maria Gadú. Para este sábado (22), o encerramento contará com o show de Zeca Pagodinho.