
Niterói e Maricá receberam o 24º Congresso Mundial de Renda Básica (BIEN), reunindo 415 participantes de 45 países em formato híbrido. Em uma cidade referência pela Moeda Social Arariboia, o encontro aproximou academia, gestão pública e sociedade para discutir inclusão, economia solidária e proteção social.

Niterói e Maricá sediaram o 24º BIEN: dados e alcance
O 24º Congresso Mundial de Renda Básica (BIEN) ocorreu na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, com 415 participantes de 45 países e de todas as regiões do Brasil.
- 300 pessoas participaram presencialmente.
- 115 acompanharam de forma remota.
- O formato híbrido reforçou o caráter internacional da edição.

Abertura com autoridades nacionais e internacionais
A cerimônia de abertura foi em 27 de agosto, na Sala Nelson Pereira dos Santos, com a presença de:
- Rodrigo Neves, prefeito de Niterói;
- Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
- Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Popular e Solidária (MTE);
- Élida Lauris, secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (MDHC);
- Eduardo Suplicy, deputado estadual por São Paulo;
- Antônio Cláudio da Nóbrega, reitor da UFF;
- João Maurício, vice-prefeito de Maricá;
- Sarath Davala, presidente da BIEN;
- Outras autoridades.
Impacto local: falas que marcaram o evento
“É uma honra para a nossa cidade receber participantes de 45 países para debater um tema tão atual e urgente como a renda básica. Niterói tem se destacado com políticas inovadoras, como a Moeda Social Arariboia, e este congresso fortalece ainda mais o papel da cidade como referência em inclusão social e solidariedade”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
“O congresso demonstrou que experiências locais, como as que temos desenvolvido em Niterói, podem dialogar com o mundo. A troca de conhecimentos e práticas fortalece a luta global por justiça social e redução das desigualdades”, afirmou Elton Teixeira, secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária.
Programação na UFF: painéis, pôsteres e assembleia
As sessões paralelas — painéis, apresentações de trabalhos, pôsteres, produções culturais e a assembleia geral da BIEN — ocorreram no campus do Gragoatá (UFF), nos blocos A (Instituto de Letras) e F (Faculdade de Economia).
Inclusão e diversidade: avaliação da organização
Segundo Fábio Waltenberg, professor de Economia da UFF e coordenador do Comitê Local Organizador, o balanço foi muito positivo.
- Realização fora da Europa ampliou o debate para países em desenvolvimento.
- Evento trilíngue (inglês, português e espanhol) aumentou a acessibilidade.
- Ampla participação do Sul Global e do Norte Global.
- Quase metade do público foi feminino.
- Palestrantes de diferentes idades, incluindo nomes não diretamente ligados ao tema central, o que enriqueceu os debates.
Padrão “triplo A” e ecossistema multidisciplinar
Para Sarath Davala, presidente da BIEN, “o objetivo da associação é realizar eventos reconhecidos com status triplo A. Isso foi alcançado nesta edição, pois tivemos a participação de acadêmicos, ativistas e artistas, com atividades acadêmicas, culturais e artísticas maravilhosas.”
O encontro anual é multidisciplinar e reúne gestores públicos, formuladores de políticas, acadêmicos, estudantes, ativistas e organizações nacionais e internacionais para discutir Renda Básica, economia solidária e sistemas de proteção social.
Temas em debate e materiais em vídeo
As sessões plenárias e especiais trataram de:
- Renda Básica e economia solidária;
- Transferência de renda para crianças e idosos;
- Questões ambientais e preservação ligadas à agenda da Renda Básica;
- Renda Básica e questões geopolíticas.
Alguns debates estão disponíveis em vídeo — “aqui” (conforme link informado pela organização).
Próxima edição: Filadélfia, Estados Unidos
A próxima edição do congresso acontecerá na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia (EUA), de 27 a 29 de julho de 2026.
Organização e apoios
O 24º Congresso da BIEN foi realizado em parceria com a Rede Brasileira de Renda Básica e o CEDE – Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento da UFF. Teve apoio de FAPERJ, CAPES, CNPq, Prefeitura de Niterói, Prefeitura de Maricá, Universidade de Vassouras, Fundação de Arte de Niterói e produção executiva da Síntese Eventos.
Sobre a BIEN
A BIEN é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Reino Unido, criada em 1986. Atua como fórum para discussões sobre Renda Básica, promovendo e disseminando debates e servindo como repositório de pesquisas (artigos de conferências, blog acadêmico e a revista Basic Income Studies).
Surgiu como organização europeia e tornou-se rede global em 2004. Sob a liderança do deputado Eduardo Suplicy, o Brasil passou a ocupar papel relevante na organização e no debate mundial.