Urgente

Veja quem é o homem envolvido em explosão na frente do STF

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

O homem envolvido nas explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quarta-feira (13/11), foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos. Ele morreu no local durante o incidente, que abalou a Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Quem era Francisco Wanderley Luiz

Conhecido nas redes sociais pelo codinome Tiu França, Francisco morava em Rio do Sul (SC) e foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em 2020, mas recebeu apenas 98 votos, não conseguindo se eleger.

Familiares confirmaram que o filho de Francisco recebeu uma ligação informando sobre um “acidente” sofrido pelo pai em Brasília. Segundo informações, ele utilizava as redes sociais para publicar mensagens extremistas, incluindo ameaças de ataques com bombas contra alvos políticos, que ele chamava de “comunistas”.

Reprodução/Redes Sociais

Detalhes do caso

Francisco morreu em decorrência da explosão que ele próprio causou. Seu corpo ficou desfigurado, com o lado direito da cabeça e a mão direita gravemente atingidos. Restos mortais foram encontrados a metros de distância.

Explosões são ouvidas perto do STF; prédio é evacuado, uma pessoa morreu. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Ele também é dono do carro carregado com fogos de artifício que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. A explosão foi ouvida em vários pontos da Esplanada dos Ministérios, e o caso segue sendo investigado pelas autoridades.

Foto: Divulgação

Investigação em andamento

As explosões levaram à evacuação do prédio do STF e à interrupção das atividades na Câmara dos Deputados. Equipes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil estão investigando o caso, incluindo possíveis conexões entre os atos de Francisco e seus discursos extremistas.