Uma luz intensa, descrita por moradores como uma verdadeira “bola de fogo”, foi vista cruzando os céus de diversas cidades brasileiras no fim da tarde desta quarta-feira (14). O fenômeno foi registrado em estados como Minas Gerais, Bahia e até no Distrito Federal, despertando a curiosidade e o espanto de quem acompanhou o espetáculo celeste. (Vídeo abaixo)
De acordo com o astrônomo Adriano Leonês, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), o mais provável é que a luz tenha sido causada pela reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre.
“Existem duas hipóteses principais para o que foi visto. A primeira é a passagem de um meteoro, que entra na atmosfera em alta velocidade, se aquece por atrito e deixa um rastro incandescente. A segunda, mais provável, é a reentrada de detritos espaciais, como partes de satélites ou foguetes desativados”, explicou o pesquisador.
Esse tipo de evento, embora impressionante, não é inédito. Fragmentos de equipamentos lançados por agências como a NASA (Estados Unidos), Roscosmos (Rússia) e CNSA (China), por exemplo, podem permanecer por anos em órbita antes de reentrar na atmosfera terrestre, provocando um forte brilho que pode ser visto em vários pontos do país.
O fenômeno está sendo analisado por astrônomos e pesquisadores especializados em monitoramento de objetos espaciais. Até o momento, não há risco identificado para a população, e os especialistas reforçam que ocorrências como essa são naturais diante do aumento de lançamentos espaciais nos últimos anos.