
A Anvisa determinou, nesta segunda-feira (10), o recolhimento imediato de duas marcas de suplementos alimentares comercializados no Brasil sem qualquer tipo de regularização sanitária. A decisão afeta produtos da Proteus/Whey Isolate Protein Mix e da fabricante Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda.
Com a medida, estão suspensos:
- Comercialização
- Distribuição
- Fabricação
- Importação
- Divulgação
- Consumo
de todos os lotes dos suplementos listados.
Produtos eram vendidos na internet sem autorização
Segundo a Anvisa, os suplementos da Proteus/Whey Isolate Protein Mix estavam sendo anunciados em sites de vendas online, como Shopee e Mercado Livre, sem qualquer regularização e sem identificação de fabricante ou importador nacional.
A agência destacou:
“Os suplementos vêm sendo divulgados e comercializados sem ter regularização sanitária. Além disso, não há identificação de fabricante ou importador nacional.”

Marca Bugroon também terá produtos recolhidos
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os suplementos fabricados pela empresa Bugroon Raízes, que produzia e vendia os itens em seu próprio site, sem licenciamento sanitário.
Os produtos suspensos incluem:
- Óleo de Menta Piperita Bugroon
- Óleo de Sucupira Bugroon
- Óleo de Copaíba Bugroon
- Suplemento Ginkocen Bugroon
- Suplemento Calmom Bugroon
- Suplemento Catux Bugroon
- Suplemento Unaro Moringa Bugroon
- Suplemento Neuralfocus Bugroon
- Suplemento Contradô Bugroon
A suspensão vale para todos os lotes.
Risco ao consumidor
A Anvisa alerta que produtos comercializados sem registro e sem informações de procedência colocam em risco a saúde do consumidor, já que não passam por controle de qualidade, análises de segurança ou comprovação de composição.