Sorriso Maroto promete agitar Niterói; saiba tudo sobre o show

Prepare-se para o show do Sorriso Maroto em Niterói. Aproveite a turnê de sucesso com os maiores hits da banda.

Divulgação
Divulgação

No ano passado, o Sorriso Maroto anunciou algumas datas do projeto “Sorriso Maroto – As Antigas”. A banda viajou o Brasil levando uma festa especial, só com os sucessos antigos.

Este ano, o quinteto retoma a turnê que teve ingressos esgotados em várias cidades brasileiras e no dia 16 de junho, é a vez de Niterói receber o show no Caminho Niemeyer.

Os números da turnê até aqui impressionam. Foram duas datas esgotadas no Rio de Janeiro (mais de 28 mil pessoas) e mais de 21 mil só na primeira edição em São Paulo. Em Fortaleza e Manaus a banda recebeu mais de 18 mil pessoas cada, Belém, 17 mil e Belo Horizonte, onde foi gravado algumas cenas para o DVD, reuniu mais de 45 mil presentes, um recorde de público da festa.

Em Brasília foram 25 mil pessoas reunidas e na segunda edição em São Paulo, onde também gravaram outras imagens para o DVD, receberam mais de 30 mil pessoas. “Tem sido mágico viajar o Brasil todo com o Sorriso Maroto – As Antigas”, comemora Bruno.

A festa é uma experiência única, que vai além dos palcos, e inclui Karaokê, tirolesa, totens interativos e diversas outras ações para os fãs. “Colocamos em prática tudo o que desenhamos no papel e fizemos o nosso próprio festival, brinca Bruno Cardoso, vocalista da banda. E o grupo garante que o público das cidades por onde a festa passar podem esperar viver uma experiência completa com o Sorriso e um show que tem quase quatro horas de duração.

“O show volta para a temporada de 2024 mais robusto, mais estruturado. O plano la no começo era comemorar nosso aniversário com o nosso público. O primeiro evento foi um piloto, não sabíamos se viraria uma turnê. Porém, a festa foi ganhando volume e popularidade entre os fãs e foi superando a média de público ao longo do ano. Acabou virando algo muito maior do que a gente esperava”, comemora Bruno.

“Isso trouxe pra gente um norte, uma diretriz para a gente continuar festejando com a nossa galera, mesmo não estando mais no ano de comemoração dos 25 anos da banda”, conclui o vocalista garantindo que a turnê nova tem uma estrutura maior, com palco novo e com um evento ainda mais interativo. “Teremos mais ativações acontecendo, desde a entrada do público no local do show. É uma experiência única para todos que forem na festa”.

Segundo o cantor, o projeto estava guardado a sete chaves desde 2018, data em que fariam 20 anos de carreira. “Como fiquei doente, os planos foram adiados, mas esses cinco anos de espera serviram para amadurecermos essa ideia”, conta.

Esquema de trânsito

Divulgação/Mapa

A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, divulgou a operação especial de trânsito para o show do Sorriso Maroto que será realizado neste domingo (16), no Caminho Niemeyer. A ação tem como objetivo organizar o trânsito de veículos e dos transportes dos espectadores, priorizando a segurança do público. Haverá interdição do tráfego nas vias do entorno da região. Operadores de trânsito estarão estrategicamente posicionados para garantir a fluidez nas vias de acesso ao Caminho Niemeyer.

No domingo (16), uma faixa de rolamento da Avenida Professor Plínio Leite ficará interditada ao trânsito, a partir das 13h do dia 16 até a primeira hora do dia 17, em toda a sua extensão, a partir da Rua Um. As ruas Dr. Fróes da Cruz, Saldanha Marinho, Marquês de Caxias e Doze ficarão totalmente interditadas ao trânsito no trecho entre a Plínio Leite e a Rua Um, entre 13h do dia 16 até 1h do dia 17. 

Será proibido estacionar em toda a extensão do lado direito de circulação da Rua Um, das 8h do Domingo (16) até às 01h da segunda-feira (17). Um ponto de táxi com 15 vagas estará disponível na Avenida Professor Plínio Leite, no trecho entre as ruas Saldanha Marinho e Marquês de Caxias, sentido Terminal Rodoviário João Goulart, das 13h do dia 16 até 1h do dia 17. O ponto de vans será deslocado para a Rua Dr. Fróes da Cruz, no lado direito de circulação da via, entre a Visconde do Rio Branco e a Visconde de Itaboraí, no mesmo horário.

Arrecadação solidária

A Prefeitura de Niterói, por meio da Campanha Niterói Solidária e do Banco de Alimentos Herbert de Souza, vai receber doações de alimentos em contrapartida no ingresso de meia entrada. Os programas direcionam os itens arrecadados para organizações da sociedade civil que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Niterói Solidária é coordenado voluntariamente pela primeira-dama do município, Christa Vogel Grael, sob a gestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Christa Vogel Grael destacou a importância da mobilização alcançada pelo Niterói Solidária.

“É emocionante ver o Programa Niterói Solidária alcançando mais e mais pessoas. Essas doações são importantíssimas para garantir a comida na mesa de famílias que estão em situação de vulnerabilidade. A campanha vem se consolidando cada vez mais na cidade, fortalecendo a cultura do voluntariado e da doação para que essa corrente de solidariedade chegue cada vez mais longe”, disse Christa Vogel Grael.

Os alimentos são direcionados para mais de 40 instituições cadastradas pela SMDHC através de chamamento público. De acordo com a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói (SMDHC), Elana Costa, a população niteroiense é protagonista neste processo.

“É um programa que depende de doação voluntária atrelada a eventos na cidade. Essas doações chegam a entidades parceiras que distribuem os alimentos a quem mais precisa. É, na verdade, um gesto consciente de quem tem um pouco mais para ajudar os que mais necessitam”, pontuou Elana.

O Niterói Solidária conta ainda com apoio da Defesa Civil, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e do Grupo Executivo Caminho Niemeyer. Para o show do Sorriso Maroto, foi disponibilizada a compra de ingresso com meia entrada atrelado a entrega de 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será destinada ao Programa Niterói Solidária e ao Banco de Alimentos Herbert de Souza, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES). A presidente do Caminho Niemeyer, Marcelly Apolinário, revelou que a adesão a este evento superou as expectativas.

“A realização deste show no Caminho Niemeyer nos enche de alegria. Além de proporcionar um momento especial para o público, a arrecadação de 1 Kg de alimento não perecível para quem comprou meia entrada é uma forma de unir diversão e solidariedade”, afirmou Marcelly.

O Programa Niterói Solidária foi criado na pandemia da Covid19 para concentrar as doações de alimentos e itens de higiene para as pessoas em vulnerabilidade social. Através do programa, a população doa e a SMDHC viabiliza a logística para que as arrecadações cheguem a quem mais necessita, desempenhando papel fundamental no combate à fome na cidade.

Campanha Espalhando Sorrisos

Em 2023, o Sorriso Maroto decidiu assumir a responsabilidade de estar ainda mais alinhado com as boas práticas de sustentabilidade, diversidade, inclusão e solidariedade. O carro chefe desse compromisso social é o programa “Espalhando Sorrisos”, uma iniciativa voltada para promover a inclusão social através da odontologia, com planos de expansão para outras áreas da sociedade. O programa visa fornecer acesso a cuidados de saúde oral para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.

O financiamento do programa é obtido por meio do Ingresso Social, no qual cinco reais de cada ingresso vendido nos shows da turnê “Sorriso Maroto – As Antigas” são destinados à iniciativa. O processo de seleção das ONGs beneficiárias é conduzido pelo corpo técnico do Espalhando Sorrisos, garantindo a legitimidade jurídica e a responsabilidade técnica das organizações selecionadas. Em um esforço de transparência e prestação de contas para seu público, todas as doações são auditadas e disponibilizadas para consulta.

Desde o lançamento do programa em 2023, o “Espalhando Sorrisos” já arrecadou mais de 1.5 milhões de reais em 22 edições, como anunciado em suas redes sociais. Além disso, diversas ONGs já foram beneficiadas em diferentes regiões do país, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Manaus, Belém, Porto Alegre, Recife e Florianópolis. Para os shows de 2024, o Espalhando Sorrisos disponibiliza um stand dedicado à coleta de doações de pasta de dente, escova de dente, fio dental e contribuições financeiras.

“Esse é um desejo antigo do Sorriso. A gente já tinha um projeto com a turnê A.M.A que, infelizmente, a pandemia inviabilizou, de criar ações de cunho solidário”, conta Bruno. “Mas o desejo de ajudar, através dos nossos shows, não acabou e agora a gente trouxe para essa turnê que está viajando o Brasil todo e reunindo milhares de pessoas”, completa. “Entendemos que o futuro é usar a nossa arte como forma de ajuda, isso sem dúvida nos move”, finaliza o vocalista.

Excepcionalmente nos shows de Belém e Manaus, que aconteceram em abril e maio de 2024, respectivamente, parte do valor arrecadado foi destinada ao a população vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.