Agenda

Roda de conversa debate violência contra a mulher em Niterói

soul da tribo das mina divulgação
Soul da Tribo das Mina/Divulgação
Muro escolhido fica no bairro do Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói

Criar forte impacto visual para promover a conscientização da população acerca da violência contra mulher. Esse é o objetivo do grafite Soul da Tribo das Mina, produzido, em agosto, no bairro Engenho do Mato, em Niterói, no Rio. O lançamento do grafite acompanhará uma roda de conversa aberta ao público, no dia 09/10, às 14h, na Policlínica de Itaipu. Com o tema “Não se Cale”, a discussão contará com a participação da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói.

A intervenção urbana Soul da Tribo das Mina é assinada pela artista visual Cibelle Arcanjo, que tem os grafites com figuras femininas como uma de suas referências, com assistência de Coé, artista grafiteiro com longa história na cultura Hip Hop. Situada em frente à entrada do Vale Feliz, a intervenção proporcionará ampla visibilidade à população, incluindo motoristas e transeuntes que circulam pela Avenida Irene Lopes Sodré, local de grande circulação e livre acesso a idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“A ideia é criar uma arte de impacto que promova conscientização e encoraje as mulheres a denunciar casos de violência doméstica”, explica Thaís Pereira, produtora cultural e idealizadora do projeto Soul da Tribo das Mina, que terá diferentes ações culturais até dezembro. Além do grafite, a intervenção traz o alerta “Não se cale” e o “Disque 180”, contribuindo para a promoção de ações voltadas para o combate à violência contra a mulher.

O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permite que a pessoa treinada reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, acione a Polícia Militar. O X vermelho, desenhado na palma da mão, faz parte de uma campanha mundial para amparar mulheres em situação de violência doméstica.

O projeto Soul da Tribo das Mina foi idealizado pela Gira Produções e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Fundação Estatal de Saúde, Secretaria Municipal das Culturas e Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres.

  • Evento: Roda de Conversa “Não se Cale” – Soul da Tribo das Mina;
  • Data: 09/10 (segunda-feira), às 14h;
  • Local: Policlínica de Itaipu – Av. Irene Lopes Sodré – Engenho do Mato;
  • Inscrições (gratuitas): para se inscrever envie e-mail para [email protected] (informar nome
  • completo e data de nascimento (Vagas Limitadas);
  • Redes Sociais: Facebook e YouTube: Soul da Tribo Oficial;
  • Instagram: @souldatribo