Agenda

Projeto Tocando Meu Candongueiro reúne mestres do samba em Niterói

Candongueiro celebra o partido alto neste sábado (27), em Niterói, com roda de samba gratuita de Gabrielzinho, Marquinho China e Fernando Procópio.

Candongueiro
Foto Divulgação

O Candongueiro, em Niterói, será palco de uma grande festa do samba neste sábado (27). Com entrada gratuita, o projeto Tocando Meu Candongueiro celebra o partido alto reunindo grandes nomes do gênero e marcando o reconhecimento do espaço como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Projeto Tocando Meu Candongueiro celebra o partido alto

No sábado (27), às 20h, o Candongueiro abre as portas para celebrar o partido alto, com entrada franca, no bairro Rio do Ouro, em Niterói. Três grandes partideiros da atualidade — Gabrielzinho de Irajá, Marquinho China e Fernando Procópio — comandam a roda no projeto Tocando Meu Candongueiro: Salvaguarda do Samba do Estado do Rio de Janeiro.

Preservação do samba de raiz

O diretor artístico, músico Ivan Mendes, destaca que o projeto busca manter e divulgar a força do partido alto, do samba-enredo e do samba de terreiro como matrizes do Rio de Janeiro.

“E como diria um dos grandes mestres dessa tradição, Zeca Pagodinho: ‘meu partido é alto!’”, lembra Mendes.

Trajetórias dos artistas convidados

  • Gabrielzinho de Irajá se apresenta como cantor de samba de raiz e versador.
  • Marquinho China, cria de Pilares e do Cacique de Ramos, é cantor, compositor e professor de história, com profundo conhecimento do samba de terreiro.
  • Fernando Procópio, da quarta geração de uma família de sambistas ligados à Portela e ao Império Serrano, compõe atento às mudanças sociais e de olho no público jovem.

Reconhecido como Patrimônio Cultural

A roda de sábado também marca a comemoração do recente reconhecimento oficial do Candongueiro como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, reforçando sua importância para a memória e a salvaguarda do samba.

Sobre o projeto Tocando Meu Candongueiro

Esta é a segunda edição do projeto, que conta com fomento do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.

A realização é do Campus Avançado e do Candongueiro, com assessoria de produção da Realize Cultura.

Serviço

  • Data e hora: Sábado, 27 de setembro, às 20h
  • Local: Candongueiro – Rodovia Prefeito João Sampaio, 1154 (@candongueiro.oficial)
  • Ingressos: Retirada gratuita pelo Sympla