Niterói - A 18ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Niterói está marcada para este domingo, 1º de dezembro, e promete reunir milhares de pessoas na Praia de Icaraí. Este ano, o tema é “Um Novo Tempo Há de Vencer! Unidas, PREParadas e Organizadas”, destacando a prevenção ao HIV e o uso de preservativos, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Organizado pelo Grupo Sete Cores, com apoio da Prefeitura de Niterói e de outros coletivos, o evento combina celebração e luta política, marcando a cidade como um dos principais palcos da resistência LGBTQIAP+ no estado do Rio de Janeiro.
“A Parada é um espaço de resistência e também de conscientização. Este ano, reforçamos a mensagem de prevenção ao HIV e o uso de preservativos como ferramentas fundamentais. Em Niterói, transformamos a Parada em um ato político que vai além da celebração, destacando as demandas da nossa comunidade e o protagonismo das mulheres cis e trans na luta por igualdade e dignidade.” Comenta Mylena Domingues, presidenta do Grupo Sete Cores, que enfatiza a importância da prevenção e do evento.
O tema reflete a importância de conscientizar a população sobre prevenção e acesso à saúde, especialmente com a difusão de informações sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e o reforço ao uso de preservativos como ferramenta essencial no combate às ISTs. O evento também promove a organização e o fortalecimento da resistência política da comunidade LGBTQIAP+.
A concentração ocorre às 13h, em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o desfile seguirá por toda a orla de Icaraí. Quatro trios elétricos animarão o público com uma programação diversa de DJs.
Estrutura e Programação
A Parada estima atrair um público de até 100 mil pessoas. O trio da ONG Sete Cores apresentará uma seleção de DJs renomados, garantindo uma trilha sonora vibrante que vai atravessar diversos estilos musicais.
DJs do Trio Sete Cores:
- 17h: DJ Claudinho
- 17h50: DJ Yollo
- 18h40: DJ Renan
- 19h30: DJ Ávila
- 20h20: DJ Mylla
- 21h: DJ Claudinho (encerramento)