Agenda

Oficina gratuita em Niterói ensina jovens a empreender na música

Não perca a oficina de criação de selo musical digital em Niterói. Inscreva-se e inicie sua jornada musical no dia 10 de maio.

Leonardo Rivera é jornalista, produtor e diretor artístico. Nascido e criado em Niterói. Trabalhou no departamento artístico da Universal Music ao lado de grandes nomes como Rita Lee, Cássia Eller e Seu Jorge. Em 1999 fundou o selo musical Astronauta Discos, que atua no lançamento, edição e profissionalização de novos artistas da música. Foto: Lucas Benevides
Leonardo Rivera é jornalista, produtor e diretor artístico. Nascido e criado em Niterói. Trabalhou no departamento artístico da Universal Music ao lado de grandes nomes como Rita Lee, Cássia Eller e Seu Jorge. Em 1999 fundou o selo musical Astronauta Discos, que atua no lançamento, edição e profissionalização de novos artistas da música. Foto: Lucas Benevides

Niterói - Jovens de Niterói interessados em empreender na indústria da música terão uma oportunidade imperdível no próximo sábado, 10 de maio. A partir das 14h, a Casa Norival de Freitas, no Centro de Niterói, será palco da Oficina de Criação de Selo Musical Digital, oferecida de forma gratuita pelo Programa Aprendiz Musical.

Ministrada pelo produtor e jornalista Leonardo Rivera, a oficina vai apresentar ferramentas práticas e teóricas para que artistas, produtores e gestores culturais possam criar seus próprios selos musicais independentes, com foco no cenário atual do streaming e nas novas tecnologias do mercado fonográfico.

Com apoio de instituições como o Instituto da Memória Musical Brasileira (IMMuB), a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e a Nikita Music, o evento é voltado para artistas iniciantes, donos de estúdios, empresários do setor e entusiastas da economia criativa. A iniciativa faz parte de um movimento crescente que valoriza a autoprodução artística e a valorização de talentos locais.

Durante a atividade, cada participante será convidado a desenvolver seu próprio selo musical. Os alunos receberão uma apostila digital com 90 páginas, além de acesso a conteúdos EaD e materiais de apoio. A programação também aborda a evolução da indústria fonográfica no Brasil, desde os discos de 78 RPM até plataformas como Spotify e Apple Music.

Leonardo Rivera, que atuou na Universal Music com nomes como Rita Lee, Cássia Eller e Seu Jorge, fundou em 1999 o selo Astronauta Discos e hoje dedica-se a formar novos profissionais da música.

“Niterói é pioneira nesta iniciativa. Está incentivando o mercado fonográfico independente – o que mais cresce e assimila talentos no mundo, diante da mudança de perfil das grandes gravadoras. É o empreendedorismo genuinamente brasileiro e democrático, reforçando ações de inclusão, arte, cultura e acolhimento de novos talentos”, explica Leonardo Rivera. “Niterói é a cidade da Fluminense FM, é terra de Zélia Duncan, Arthur Maia, Sergio Mendes, Biafra, Dalto, Marcos Sabino, Ismael Silva, MPB-4, Ronnie Von, Mayrton Bahia e tantos outros nomes incríveis”, completa.


  • SERVIÇO
  • Oficina de Criação de Selo Musical Digital
  • Sábado, 10 de maio de 2025
  • Das 14h às 18h
  • Entrada gratuita
  • Casa Norival de Freitas (Solar Notre Rêve)
  • Rua Maestro Felício Toledo, 474 – Centro, Niterói – RJ