Reserva Cultural Niterói | Divulgação
Reserva Cultural Niterói | Divulgação

A 12ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano retorna em 2025 ao Brasil com uma programação imperdível. Em Niterói, o evento acontece entre os dias 26 de junho e 2 de julho, no Reserva Cultural, reunindo filmes inéditos, sessões especiais e cópias restauradas de clássicos de Federico Fellini, em comemoração ao centenário do lendário ator Marcello Mastroianni.

Além de Niterói, o festival será exibido em diversas cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, entre outras.

Convidado especial e programação internacional

O premiado montador italiano Jacopo Quadri é o convidado de honra desta edição. Vencedor do David di Donatello de Melhor Montagem por “A Grande Ambição” (Berlinguer – La Grande Ambizione), Quadri ministrará duas masterclasses gratuitas: uma em Niterói, no dia 30 de junho, no campus da UFF, e outra em São Paulo. Ele também participará de um bate-papo no Reserva Cultural SP após a exibição do longa.

Quadri é conhecido por colaborações com cineastas como Mario Martone, Bernardo Bertolucci e Gianfranco Rosi, e pela montagem de mais de 70 filmes que circularam em festivais internacionais.

Destaques da programação

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2025 exibe 11 filmes ao todo, com destaque para:

  • “Vermiglio – A Noiva da Montanha”, de Maura Delpero: premiado em Veneza e indicado ao Oscar 2025;
  • “La Vita Accanto”, de Marco Tullio Giordana: estreia mundial no Festival de Locarno, inspirado na obra de Mariapia Veladiano;
  • “A Grande Ambição”, de Andrea Segre: sobre o líder do Partido Comunista Italiano, Enrico Berlinguer, com Elio Germano no papel principal;
  • “O Último Chefão” (Iddu), de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza: baseado na história de Matteo Messina Denaro, com Elio Germano e Toni Servillo.

Diretoras e novas vozes do cinema

A programação também valoriza novos talentos femininos:

  • “Gloria!”, de Margherita Vicario: uma homenagem à liberdade feminina e ao poder da arte;
  • “Felicità”, de Micaela Ramazzotti: comédia dramática sobre a superação de ciclos de violência familiar.

Outros destaques

  • “O Barbeiro Conspiracionista”, de Valerio Ferrara: sátira sobre o atual cenário social;
  • “A Cauda do Diabo”, de Domenico Emanuele de Feudis: thriller policial com temas de tráfico humano;
  • “Dez Minutos”, de Maria Sole Tognazzi: uma jornada de autodescoberta e superação.

Tributo a Marcello Mastroianni

Celebrando os 100 anos de Marcello Mastroianni, a programação inclui cópias restauradas dos clássicos de Fellini “A Doce Vida” e “8 ½”, dois dos maiores ícones do cinema italiano.

Programação e ingressos

A programação completa está disponível no site oficial: www.festadocinemaitaliano.com.br.

O festival acontece de 26 de junho a 2 de julho, no Reserva Cultural (Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói – RJ). Os ingressos têm valores variáveis, de acordo com o preço de cada cinema.

Realização e apoio

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano é uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil, com apoio da Embaixada da Itália, dos Institutos Italianos de Cultura e dos consulados italianos no Brasil. Conta com patrocínio da Generali Seguros e viabilização via Lei de Incentivo à Cultura.

Cobertura nacional

Além de Niterói, o evento percorre cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Maceió, Aracaju, João Pessoa, entre outras.

Banner Patrocinado Mobile   Banner Patrocinado Mobile
Banner Patrocinado Mobile   Banner Patrocinado Mobile