Niterói - A Prefeitura de Niterói intensifica os preparativos para os desfiles oficiais das escolas de samba, que acontecem nos dias 21 e 22 de fevereiro, a partir das 19h, na Passarela do Samba, no Caminho Niemeyer. Com entrada gratuita, o evento contará com uma estrutura reforçada para garantir segurança, saúde, limpeza e conforto aos foliões e agremiações.
Na última sexta-feira (14), a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) reuniu órgãos municipais e estaduais para alinhar os últimos detalhes da organização. A grande novidade deste ano será a iluminação cênica especial, semelhante à utilizada na Marquês de Sapucaí, tornando o espetáculo ainda mais grandioso.
A Corte Momesca de Niterói e o bloco “Não é Não”, da Secretaria da Mulher, farão a abertura oficial dos desfiles.
O presidente da Neltur, André Bento, destacou a importância do alinhamento entre os participantes da reunião para garantir o sucesso do evento.
“Reunimos todos os envolvidos na organização dos desfiles dos dias 21 e 22 de fevereiro, quando estaremos aqui no Caminho Niemeyer com toda a estrutura preparada para receber as agremiações. A partir das 19h, os Grupos B e C desfilarão na sexta-feira e, no sábado, será a vez dos Grupos A e de Avaliação. Teremos iluminação cênica especial, pontos de hidratação com distribuição gratuita de água e identificação para crianças”, disse.
Estrutura e segurança reforçadas
Para garantir a tranquilidade dos foliões, a prefeitura implementará diversas medidas:
✅ Saúde: Posto médico com três ambulâncias e uma UTI móvel;
✅ Segurança: Monitoramento do 12º BPM, com quatro torres de observação;
✅ Trânsito: Equipes da NitTrans atuarão no ordenamento e fluidez do tráfego;
✅ Bombeiros: Efetivo posicionado para atendimentos emergenciais;
✅ Limpeza: Equipes da CLIN garantirão a manutenção da área durante os desfiles;
✅ Identificação de crianças: Pulseiras serão distribuídas para facilitar a localização em caso de desencontro.
Os foliões podem levar copos descartáveis, já que haverá distribuição gratuita de água potável. O uso de transporte público é recomendado, pois o Terminal João Goulart fica próximo ao local do evento.
Expectativa para os desfiles
Na sexta-feira (21), se apresentam as escolas dos Grupos B e C, enquanto no sábado (22) será a vez das agremiações dos Grupos A e de Avaliação. O coordenador do evento, Alexandre Oliveira, ressaltou o engajamento das escolas de samba de Niterói, que vêm investindo na qualificação dos desfiles.
Para o secretário de Governo e presidente da Comissão do Carnaval de Niterói, Paulo Bagueira, a estrutura no Caminho Niemeyer elevou a qualidade do evento:
“Nosso governo acredita na cultura popular e trabalha para fortalecer o Carnaval de Niterói a cada ano. Desde que os desfiles foram transferidos da Rua da Conceição para o Caminho Niemeyer, houve uma evolução significativa na estrutura e na organização. Nosso objetivo é tornar o evento ainda mais atrativo para os turistas e para o povo, garantindo um espetáculo acessível a todos”, ressaltou Bagueira.
O coordenador dos Desfiles das Escolas de Samba de Niterói, Alexandre Oliveira, elogiou o trabalho da Neltur e das instituições envolvidas:
“A organização está de parabéns! As escolas de samba de Niterói estão cada vez mais engajadas, participando ativamente dos treinamentos e capacitações oferecidos para elevar o nível dos desfiles.”
Com uma programação vibrante e estrutura reforçada, a expectativa é que o Carnaval 2025 em Niterói seja um grande sucesso.