Agenda

Niterói recebe sessão gratuita de filme sobre o Clube da Esquina

Filme ‘Nada Será Como Antes’ será exibido na Casa Doc. Logo após acontece um bate-papo com a diretora Ana Rieper.

Flavio Venturini | Divulgação
Flavio Venturini | Divulgação

Niterói - O premiado documentário “Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina” chega a Niterói no próximo sábado, 12 de abril, para uma sessão especial gratuita, às 19h, na Casa Doc, em Piratininga, Niterói. Dirigido por Ana Rieper, o longa mergulha no universo criativo de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros nomes que revolucionaram a música brasileira com o lançamento do icônico álbum “Clube da Esquina”, em 1972.

Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com a diretora, enriquecendo ainda mais a experiência com bastidores e reflexões sobre o impacto cultural da obra.

O projeto faz parte de uma série de exibições gratuitas em diversos equipamentos culturais do Estado do Rio de Janeiro, incluindo cineclubes, bibliotecas, arenas culturais e salas do Cine+. A iniciativa busca ampliar o acesso à cultura e levar o legado do Clube da Esquina a novas gerações.

Além da sessão em Niterói, o documentário também será exibido em localidades como Biblioteca Parque Presidente Vargas, Arena Dicró, Areninha Hermeto Pascoal, Cineclube Rural (Petrópolis), Guapimirim, Itaocara, Casimiro de Abreu, Paraty, Areal, entre outras.

Com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, por meio da Lei Paulo Gustavo, o filme também retornará aos cinemas de cidades do interior do Rio e de Minas Gerais, com ingressos acessíveis, garantindo ao público a chance de vivenciar esse clássico da MPB na telona.

Diretora Ana Rieper | Divulgação

Clube da Esquina: um divisor de águas na música brasileira

O álbum “Clube da Esquina” é apontado por críticos como uma das obras mais importantes da história da música brasileira e mundial. A união entre a sonoridade mineira e influências internacionais criou um estilo único, poético e atemporal. O documentário recupera essas histórias com imagens marcantes, depoimentos emocionantes e trilha sonora de tirar o fôlego.

Um disco que mudou a música brasileira

Lançado em 1972, o álbum Clube da Esquina é considerado por muitos críticos como um dos melhores discos da história da música brasileira e mundial. Milton Nascimento e Lô Borges -esse com apenas 16 anos quando começou a compor –  ao lado de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Flávio Venturini, Wagner Tiso, Marcio Borges e outros músicos, criaram uma sonoridade inovadora, que desafiou as fronteiras entre o regional e o universal, e influenciou artistas do mundo inteiro.

“Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina” recupera memórias e histórias inéditas de um movimento que ultrapassou o tempo e se transformou em símbolo da arte e da resistência brasileira. Com imagens sensíveis, narrativas emocionantes e canções que fazem parte da trilha sonora afetiva de gerações, o documentário apresenta ao público uma verdadeira viagem audiovisual a um dos períodos mais revolucionários da nossa música.

Poster do filme

  • Exibição gratuita do documentário
  • Nada Será Como Antes – A música do Clube da Esquina
  • Casa Doc – Av. Dr. Acúrcio Tôrres, 234 – Piratininga, Niterói
  • Data: 12 de abril (sábado)
  • Horário: 19h
  • Entrada gratuita