Agenda

Niterói recebe primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision

Niterói recebe primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision com filmes inéditos de diversos países.

Prédio no formato de um gigantesco rolo de filme nos traços do arquiteto Oscar Niemeyer | Foto: Alex Ramos
Prédio no formato de um gigantesco rolo de filme nos traços do arquiteto Oscar Niemeyer | Foto: Alex Ramos

Niterói - Entre os dias 23 e 30 de abril, a cidade de Niterói será o centro das atenções para os amantes da sétima arte. A primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision acontecerá no Reserva Cultural, em São Domingos, com apoio da Prefeitura de Niterói e promete movimentar a agenda cultural do município com filmes inéditos da Europa.

A cerimônia de abertura, marcada para o dia 23, contará com a presença do prefeito Rodrigo Neves e de André Bento, presidente da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), além de artistas, diretores e personalidades do setor cinematográfico.

“Niterói tem se consolidado como uma das principais referências culturais do Brasil. Receber a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision reforça essa vocação da nossa cidade, que une arte, arquitetura, turismo e inovação. É um orgulho ver Niterói no roteiro internacional do cinema e promover esse intercâmbio cultural com grandes produções europeias”, destacou Rodrigo Neves.


O melhor do cinema europeu em exibição exclusiva

Durante oito dias de programação, o público poderá assistir a 14 produções europeias premiadas e inéditas no Brasil, vindas de países como França, Alemanha, Itália, Grécia, Noruega, Suíça, Ucrânia e Islândia. Além das sessões regulares, o evento contará com debates e encontros com cineastas internacionais, especialmente na quinta-feira (24).

Entre os destaques estão:

  • Dreams – vencedor do Urso de Ouro em Berlim (2025)
  • Entre Nós, o Amor – drama francês dirigido por Morgan Simon
  • Brincando com Fogo – das cineastas Delphine e Muriel Coulin, com Vincent Lindon
  • A Luz – novo filme do alemão Tom Tykwer
  • Síndrome da Apatia – elogiado longa grego de Alexandros Avranas
  • Ópera – Canção para um Eclipse – releitura moderna do mito de Orfeu e Eurídice, com figurinos de Dolce & Gabbana
  • Emanuelle e Monsieur Aznavour – cinebiografia do lendário cantor francês
  • Obras da Itália, Islândia, Noruega, Suíça e Ucrânia, completando a diversidade cultural da mostra

Niterói no roteiro do cinema mundial

De acordo com André Bento, o festival fortalece o papel de Niterói como destino turístico e cultural estratégico no Estado do Rio de Janeiro.

“Eventos como este fortalecem o turismo, movimentam a economia criativa e divulgam os atrativos culturais e naturais da cidade, que tem mais de 50% do seu território composto por áreas verdes preservadas”, afirmou Bento.

A Prefeitura também anunciou a criação do primeiro museu do Brasil dedicado à história do cinema nacional, que será instalado no prédio em formato de rolo de filme ao lado do Reserva Cultural, projeto assinado por Oscar Niemeyer. O espaço contará com exposições interativas, exibição de curtas e acervo histórico.


Arte, cultura e democratização do cinema

Jean Thomas Bernardini, fundador da Imovision, celebrou a realização do festival em Niterói:

“Este festival concretiza um sonho antigo: levar o melhor do cinema europeu para além dos grandes centros, oferecendo ao público uma programação de qualidade, com uma curadoria forte e acessível. É um movimento de celebração e democratização do cinema de arte no Brasil”.

O cartaz oficial do Festival de Cinema Europeu Imovision destaca a silhueta do Reserva Cultural, ícone do Caminho Niemeyer, reforçando a união entre cinema, turismo e arquitetura.