Niterói - Após uma década de portas fechadas, o Museu Antônio Parreiras, localizado no bairro do Ingá, em Niterói, será reaberto ao público na próxima quinta-feira (9). O espaço passou por uma revitalização completa, com investimentos de R$ 2,4 milhões, que incluiu o restauro minucioso de seu edifício principal, agora preparado para receber exposições novamente.
Restauração detalhada preserva História e Patrimônio
“Restauração é um trabalho meticuloso. O museu volta a ser como era antes, com cada detalhe cuidadosamente preservado”, destacou Fátima Marotta Henriques, diretora do museu.
Durante as intervenções, telhas foram retiradas e lavadas individualmente, enquanto o piso original foi restaurado e recolocado em sua disposição original. A pintura também exigiu atenção especial, com a aplicação de uma tinta mineral específica para o tipo de argamassa utilizada. Além disso, uma especialista em prospecção foi contratada para garantir a fidelidade à cor original do museu.
Exposição de reabertura: “Antônio Parreiras Memórias & Histórias”
Para marcar o retorno, o museu inaugura a exposição “Antônio Parreiras Memórias & Histórias”, que ficará em cartaz até 13 de abril. Com curadoria de Dora Silveira, a mostra apresenta desenhos e pinturas do acervo que retratam a extraordinária trajetória do artista, com base em sua autobiografia “História de um pintor contada por ele mesmo”, publicada em diferentes edições ao longo do século passado. A visitação será gratuita, de quarta-feira a domingo, das 12h às 17h.
Museu pioneiro no Estado do Rio de Janeiro
Inaugurado em 1942, o Museu Antônio Parreiras foi o primeiro Museu de Arte do Estado do Rio de Janeiro e o pioneiro no país a homenagear exclusivamente um artista. Além do edifício principal, que acaba de ser restaurado, o museu conta com outros dois prédios, o ateliê e a Vila Olga, onde está localizado o acervo técnico. Ambos passarão por reformas em uma segunda etapa do projeto.
Os icônicos jardins românticos, planejados pelo próprio Antônio Parreiras, também receberam cuidados especiais durante a revitalização. Sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço foi restaurado para manter seu charme original.
O acervo do museu abriga obras, documentos, livros e objetos pessoais do artista, além de duas coleções adicionais: arte brasileira do século XIX e início do século XX, e arte estrangeira dos séculos XVII ao XIX.
Serviço:
- Evento: Reinauguração do Museu Antônio Parreiras
- Data: Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, às 17h
- Local: Museu Antônio Parreiras (Rua Tiradentes, 47 – Ingá, Niterói, RJ)