
A paulista Madu Fraga, 27, vai realizar um sonho: estrear no Carnaval carioca em 2026 como musa da Unidos do Viradouro. Ícone do Vai-Vai, ela cruza a ponte SP–RJ levando história, representatividade e paixão pelo samba. A apresentação oficial será em 6 de setembro, na quadra da escola, em Niterói.
Madu Fraga: de São Paulo à Viradouro em 2026
- Nome: Maria Eduarda Fraga (Madu Fraga), 27 anos
- Origem: nascida e criada na periferia de São Paulo
- Formação e carreira: formada em Direito e modelo
- Cargo atual: rainha de bateria do Vai-Vai
- 2026: estreia no Rio como musa da Unidos do Viradouro
Raiz no Vai-Vai e família do samba
Filha de Eduardo Damatta, ex-presidente da ala de compositores do Vai-Vai, Madu cresceu dentro da escola. Antes de se tornar, em 2024, rainha dos ritmistas, brilhou como:
- Componente de ala
- Em composição
- Destaque de carro alegórico
- Musa no Sambódromo do Anhembi
Paixão pelo Carnaval do Rio e primeira vez na Sapucaí
Desde criança, Madu acompanha os desfiles pela televisão e, mais recentemente, pelas redes sociais. Em 2025, viveu a primeira experiência presencial na Marquês de Sapucaí, no Desfile das Campeãs, um momento “mágico” que reforçou a paixão pela festa carioca.
O convite da Viradouro: emoção e desafio
“Em dezembro do ano passado, me encantei com a energia que senti quando estive na quadra pela primeira vez, num ensaio de comunidade. Recebi o convite pra fazer parte da escola, o que me deixou surpresa e bastante honrada. Senti que minha estreia no Carnaval carioca tinha que ser na Viradouro. Sei que, em alguns momentos, conciliar as agendas das duas escolas pode não ser fácil, mas a paixão que eu tenho pelo samba vai facilitar tudo”, conta Madu Fraga.
Apresentação oficial: 6 de setembro, em Niterói
A apresentação de Madu Fraga à comunidade da Viradouro será em 6 de setembro, com show do Vai-Vai na quadra da escola, em Niterói.