A cidade de Niterói receberá uma grande festa das esquerdas no país, comemorando os 100 anos do Partido Comunista do Brasil, com atividades culturais e políticas nos dias 25 e 26 de março. Entre os convidados está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que confirmou sua participação no dia 26.
Gratuito, o Festival Vermelho é realizado pelo PCdoB e a Fundação Maurício Grabois. Serão mais de 20 atrações musicais, divididas entre dois palcos no belo espaço do Caminho Niemeyer, às margens da Guanabara e com grande estrutura para receber as caravanas de diversos estados e o público em geral do Rio de Janeiro. O festival vai misturar o rock do Francisco El Hombre, rap de BNegão, MPB de Zélia Duncan e samba de Mart’nália e Leci Brandão. (Confira a programação musical abaixo).
O Festival Vermelho é inspirado em outras grandes festas da esquerda internacional, como a Festa do Avante (Portugal), a Fête de L’Humanité (França) e a Fiesta de Los Abrazos (Chile).
Além dos shows, haverá mostra de cinema, lançamento de livros, debates, feira gastronômica, encontros e intercâmbios diversos.
PALCO PRAÇA DO POVO
Principal espaço de shows do festival, o Palco Praça do Povo terá o encontro de grandes nomes da música brasileira com a mistura de rap, samba, rock, MPB, uma lista de artistas. Com 30 metros de comprimento, face voltada às curvas do Teatro Popular Oscar Niemeyer e perfil alinhado à pintura monumental da paisagem da cidade do Rio de Janeiro, o palco será o dínamo de alguns momentos de maior catarse e emoção durante a festa.
25 de março (sexta)
21h
Zélia Duncan
BNegão
Francisco El Hombre
Mart’nália
DJ Saddam
VJ Chico Abreu
26 de março (sábado)
21h
Mulheres na Roda de Samba de Niterói
Candongueiro + Moyseis Marques
Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
Leci Brandão
DJ Marcelinho da Lua