
O Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, será palco neste domingo (6) do 1º Festival de Quadrilhas Juninas de Niterói (Fesquajunit). A partir das 11h, o espaço será tomado por cores, música, dança e tradição, com a apresentação de dez quadrilhas juninas de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e conta com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas.
Grupos de várias regiões do RJ confirmam presença
Nesta primeira edição do festival, participarão quadrilhas de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, São Gonçalo, Rio de Janeiro e da própria cidade anfitriã. Niterói será representada pela Quadrilha Épica, que encerra a programação do dia com uma apresentação especial.
“As festas juninas fazem parte da nossa identidade cultural, e valorizá-las é também preservar a história do nosso povo”, afirmou o secretário de Culturas de Niterói, Leonardo Giordano. “Promover eventos como o Fesquajunit fortalece a cultura local e cria oportunidades de encontro entre comunidades e suas raízes.”


Programação intensa até às 20h
Ao longo do dia, o público poderá assistir a apresentações com figurinos elaborados, coreografias marcantes, efeitos especiais com fogos indoor e muito forró nos intervalos. Para completar o clima festivo, haverá barracas de comidas típicas com delícias tradicionais das festas juninas.
Mesmo com apenas dez quadrilhas selecionadas, o festival recebeu mais de 50 inscrições de grupos interessados, mostrando o forte interesse das quadrilhas fluminenses em participar do evento. As apresentações se estendem até as 20h, com uma quadrilha por hora no palco principal.
Festival celebra a força da cultura junina no estado
O idealizador do Fesquajunit, Notreve Monteiro, celebrou a realização do festival em Niterói.
“As quadrilhas juninas estão no imaginário coletivo do brasileiro e têm enorme força em todas as regiões. Estou muito feliz em trazer esse espetáculo para a cidade, onde o público poderá assistir gratuitamente às melhores quadrilhas do estado aqui no Teatro Popular Oscar Niemeyer.”