Agenda

Festival de Choro em Niterói reúne mais de 60 músicos até 27/4

Não perca o Festival de Choro em Niterói até 27/4, que oferece música, oficinas e gastronomia com mais de 60 músicos.

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides

Niterói - A cidade de Niterói está em clima de celebração musical com a chegada do III Festival Internacional de Choro, que acontece até o dia 27 de abril e oferece uma agenda repleta de atrações gratuitas. O evento, que teve sua pré-estreia no Dia Nacional do Choro, feriado de São Jorge (23/04), reúne mais de 60 músicos brasileiros e estrangeiros, além de oficinas, jam sessions, exposição e área gastronômica.

A programação começou no Mercado Municipal de Niterói, com apresentações vibrantes dos grupos Choro na Rua, com os convidados Bruno Barreto e Júlia Vargas, e do grupo Choro Malandro. A dançarina Regina Alves de Souza, de 23 anos, esteve presente e destacou a importância do incentivo à cultura local:

“Sempre acompanho as programações do Mercado e adorei quando soube que era o festival de choro. Acho muito importante a Prefeitura apoiar e incentivar eventos como este, que mostra a cultura brasileira para que pessoas de todas as idades possam curtir. É muito legal o festival acontecer em diversos local da cidade”, disse

Foto: Lucas Benevides

O festival é uma realização da Prefeitura de Niterói, com produção da Fundação de Arte de Niterói (FAN). A proposta é fortalecer o cenário cultural da cidade e transformar o evento em uma tradição que destaca o choro, gênero musical tipicamente brasileiro.

Entre os grandes nomes confirmados estão Hamilton de Holanda, Rosa Passos, Áurea Martins, Caetano Brasil, Silvério Pontes com participação especial de Leila Pinheiro. O intercâmbio internacional também marca esta edição com a presença da cantora francesa Camille Bertault e da flautista japonesa Naomi Kumamoto.

Foto: Lucas Benevides

As apresentações estão espalhadas por diversos pontos da cidade, como:

  • Mercado Municipal de Niterói
  • Reserva Cultural
  • Sala Nelson Pereira dos Santos
  • Campo de São Bento
  • Horto do Barreto

Além dos shows, o festival oferece 13 oficinas gratuitas para músicos de nível intermediário. As aulas, com professores de renome, acontecem até o dia 25 de abril. As inscrições estão abertas no site oficial do festival.

Outro destaque é a exposição especial sobre o choro nacional, com caricaturas do artista Renato Aroeira, nos dias 26 e 27 de abril, no Reserva Cultural, que também contará com food trucks e cervejas artesanais produzidas em Niterói.