Casa 264

Festival "Cinema à Brasileira" traz programação gratuita em Niterói

Participe do Festival 'Cinema à Brasileira' em Niterói. Exibições de filmes, atividades formativas e encontros com cineastas, tudo de graça.

Centro Cultural Casa 264 | Foto: Soraya Albuquerque
Centro Cultural Casa 264 | Foto: Soraya Albuquerque

Com o objetivo de promover a diversidade e a democratização do cinema nacional, o Centro Cultural Casa 264, em São Domingos, Niterói, realizará a primeira edição do Festival “Cinema à Brasileira”. O evento, que acontece entre os dias 18 a 20 e 25 a 26 de outubro, trará uma programação rica e imersiva, com exibições de filmes, atividades formativas e encontros com cineastas, tudo com entrada gratuita. As sessões serão acessíveis, com tradução em libras, e ocorrerão tanto no teatro da casa quanto em projeções ao ar livre na fachada do casarão histórico.

Uma celebração ao cinema nacional

Idealizado pela multiartista cearense Bia Rodrigues, gestora da Casa 264, o festival é uma homenagem ao cinema brasileiro. “O Festival Cinema à Brasileira é uma celebração ao nosso cinema, às nossas formas de dizer, atuar e produzir. Nosso cinema é único, tem força e estilo, especialmente o independente. Queremos reivindicar espaço para essas produções que, muitas vezes, ficam à margem. O público ama o cinema nacional, mas ainda é pouco exposto a ele. Essa é apenas a primeira edição; ano que vem teremos ainda mais cinema à brasileira”, afirmou Bia Rodrigues.

Bia Rodrigues | Foto: Soraya Albuquerque

Curadoria diversificada e programação acessível

A curadoria do festival selecionou 45 filmes de todas as regiões do país, incluindo produções de cineastas veteranos e novos talentos, reafirmando o compromisso do evento com o apoio a artistas independentes. Além das exibições, o público poderá participar de oficinas de audiovisual para jovens da rede pública, rodas de conversa e debates com profissionais do mercado.

Dois diretores nordestinos premiados, Guto Parente e Luís Carlos de Alencar, terão destaque no festival com exibições dos longas “Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor”, que esteve no Festival do Rio, e “Um Jóquei Cearense na Coreia”.

Foto: Soraya Albuquerque

Apoio cultural e inclusão

O Festival “Cinema à Brasileira” é uma realização do Centro Cultural Casa 264, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói, por meio da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura, promovendo inclusão e acessibilidade ao cinema.

Sobre a Casa 264

Localizada em um charmoso casarão de 1930, a Casa 264 é um novo centro cultural no bairro de São Domingos, Niterói. Fundada pela multiartista Bia Rodrigues, o espaço oferece uma mistura de brasilidade e modernidade, com áreas dedicadas a exposições, teatro e um ateliê coletivo. Com uma programação voltada para fomentar a criatividade e a troca de experiências, a Casa 264 se destaca por oferecer um ambiente acolhedor e vibrante para artistas e público em geral.

Como participar

Para participar das sessões e atividades do festival, os interessados podem retirar ingressos e acessar a programação completa no site oficial: www.casa264.com.br.