A artista Cláudia Vasconcellos mistura técnicas para homenagear as cidades em “Rio Através do Meu Olhar”
Uma porto-alegrense torna-se comissária de bordo e passa 30 anos voando pelo mundo, vendo diversos lugares e se apaixona pela cidade do Rio de Janeiro. Com um olhar de afeto, vê o que, às vezes, passa despercebido aos já acostumados cariocas ou aos turistas, ainda não tão conectados com a cidade. Esse é o caso de Cláudia Vasconcellos, escritora e artista plástica que traz em seis telas da série “Rio Através do Meu Olhar” cenas captadas pela sua lente e realçadas através de pintura acrílica.
A série fará parte da exposição “Cola em Mim”, em cartaz no Espaço Cultural dos Correios de Niterói entre 7 de outubro e 25 de novembro. A exposição tem curadoria de Luiz Badia, reconhecido pintor e músico niteroiense, e conta com obras de oito artistas.
Vasconcellos homenageia não apenas o Rio, mas também a cidade vizinha de Niterói, como na tela “MAC”, que parte do ponto de vista do Museu de Arte Contemporânea para observar o Rio e a Ilha da Boa Viagem, reaberta para visitas recentemente. “Essa tela retrata a forma como Niterói propicia belas vistas do Rio de Janeiro. São dois lugares com seu charme, suas particularidades e que funcionam em uma dinâmica muito fluida entre si”, explica a artista. Não à toa, a exposição acontece no Espaço Cultural Correios de Niterói, de frente para a orla do Centro da cidade e próximo à estação das Barcas, clássico transporte entre os dois municípios.
Outro exemplo é a tela “Posto 6”, que usa pintura acrílica sobre foto em preto e branco para mostrar o conhecido posto da Praia de Copacabana a partir da bicicleta de Cláudia. As telas usam a pintura acrílica sobre a fotografia autoral como uma intervenção delicada, com a função de realçar e detalhar a beleza do momento e do lugar ali retratados.
Cola em Mim
A exposição “Cola em Mim” será inaugurada no dia 7 e outubro, às 13h, no Espaço Cultural Correios de Niterói, onde ficará até 25 de novembro. Ao longo de quatro salas temáticas, o público será apresentado a obras de oito artistas visuais que usam fotografia, pintura e instalação para explorar e celebrar a técnica de colagem ou aplicação de técnicas externas como forma de expressão artística contemporânea. O curador Luiz Badia traz uma seleção cuidadosamente pensada e propõe uma experiência imersiva para os visitantes.
“Essa experiência traz ambientes, cada um com um visual único, conforme a expressão de cada artista participante. A combinação de técnicas abre um leque de possibilidades sobre como imprimir sua subjetividade nas peças, o que promove uma diversidade de estilos, abordagens e temas”, explica Badia. Além de Cláudia Vasconcellos, a exposição conta com obras de outros sete artistas.
-
“COLA EM MIM: Explorando a Colagem como Expressão Artística”
- Local: Espaço Cultural Correios de Niterói – Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói
- Datas: De 7 de outubro a 25 de novembro
- Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, e aos sábados, das 13h às 17h (exceto feriados).
- Entrada Franca