No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas. É com esse dado tão chocante divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que a importância do combate à violência contra a mulher se mostra cada vez mais latente.
Pensando nisso, o Monólogo teatral “Todas as Marias”, vai apresentar uma intervenção em área pública na cidade de Niterói, no mês de outubro, a fim de conscientizar não só sobre o efeito da violência, mas, em especial, contra suas causas.
O feminicídio é um crime anunciado e evitável quando existe a compreensão da vítima. O teatro é uma forma de expressão e através dessa linguagem tão particular o tema será abordado de uma forma intensa.
A produtora cultural do espetáculo, Melissa de Castro, comemora a conquista dessa produção no cenário cultural da cidade de Niterói e conta que a realização desse projeto foi possível devido o edital de fomento da Secretaria de Cultura com a Secretaria Saúde da Prefeitura de Niterói e reforça a importância da cultura para educar, conscientizar, alertar e alterar os hábitos de toda uma sociedade através da arte, entretanto, diz que a realização do espetáculo só é possível com suporte e incentivo como esse fomento que tem o intuito de dialogar com o público jovem e adulto, em uma linguagem mais informal.
“O fato de ser pensado para o público jovem e interpretado por uma atriz jovem que aprende com as vivências dos outros sobre os tipos de violência contra a mulher, faz toda a diferença”, conta.
Melissa explica que o objetivo é que os espectadores saiam com o entendimento de que a violência não se limita à agressão física, existem vários outros tipos e que são pouco falados ou conhecidos. A jovem atriz niteroiense Marina Malfacini é a protagonista do espetáculo e a personagem está nascendo de forma natural e está ficando brilhante.
“É um grande desafio para a Marina, entretanto com o olhar atento da direção do espetáculo e a dedicação, amor e a grande entrega da atriz com propósito de levar essa mensagem e conscientizar o público com leveza e um pouco de humor sobre o ciclo da violência contra a mulher que é o nosso grande objetivo, para que a história de agressões contra as mulheres que permeiam a nossa vida, não se repita por falta de conhecimento”, conta a produtora.
Idealizado pela Painel Produções Artísticas, o espetáculo ressalta que saber onde procurar ajuda e ter suporte emocional e financeiro é fator essencial para que a mulher possa sair de uma situação de violência.
-
Temporada:
- Dia 15/10 às 10h: Feira de Economia Solidária Piratininga –Praça Luiz Gomes da Silva-Piratininga
- Dia 21/10 às 11h: Feira de Economia Solidária Itaipu-Estr. Francisco da Cruz Nunes, 100 – Itaipu, Niterói
- Dia 27/10 às 10h: Escola Municipal F Portugal Neves-Auditório Ariano Suassuna-Itaipu-Niterói
- Dia 28/10 às 10h: Creche Comunitária Minha Querência-R. Demócrito da Cunha Silveira – Cafubá, Niterói.
- Ingresso: Entrada gratuita
- Duração: 60 minutos
- Classificação: Livre