Agenda

Escolas transformam Campo de São Bento em palco cultural

Sarau Literário nas escolas públicas: um evento que transforma Campo de São Bento em palco cultural com arte e educação.

Divulgação
Divulgação

Nesta quinta-feira (12/06), Niterói será palco de uma grande celebração da educação e cultura: o Sarau Literário promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). O evento acontece das 10h às 15h, no Campo de São Bento, reunindo mais de 300 estudantes, professores e gestores de escolas da região da Baixada Litorânea.

O público poderá acompanhar mais de 50 atrações artísticas, como teatro, declamações, danças, oficinas e exposições. Além disso, haverá distribuição gratuita de livros e um espaço exclusivo dedicado à leitura.

Destaques da programação

Entre os destaques está o curta-metragem “A Voz da Favela”, produzido pelo Colégio Machado de Assis, de Niterói, sobre a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, autora da obra “Quarto de Despejo”. Já o Colégio Estadual Cabo PM Raphael de Oliveira Monteiro, de Rio Bonito, apresentará uma paródia teatral inspirada no livro “Com quantas asas se faz um cachorro?”, da coleção Literatura a Vapor.

Cultura como ferramenta de aprendizagem

Para a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu, o sarau é uma oportunidade de valorizar a leitura literária como expressão artística. “Quando o estudante transforma a leitura em poesia, teatro ou dança, ele desenvolve criatividade, interpretação e senso crítico. É um processo de construção de sentido e engajamento”, destacou.

O projeto faz parte do Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, e integra as estratégias de recomposição das aprendizagens após a pandemia. A leitura é o ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC, como reflexão, argumentação e ampliação de repertório.

Expansão pelo estado

Essa é a segunda edição do Sarau Literário. Em 2024, o evento estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2025, já passou por Natividade e Campos dos Goytacazes, alcançando mais de 1.500 pessoas. Ao todo, estão previstos 14 encontros culturais em diferentes cidades fluminenses, envolvendo todas as Diretorias Regionais de Educação.

“Nosso objetivo é levar a literatura além dos muros da escola. Queremos formar novos leitores que levem esse hábito para suas casas e comunidades. A leitura transforma: ela abre caminhos e nos conecta a novos mundos”, afirmou Flavia Costa, superintendente pedagógica da Seeduc-RJ.

Obras que inspiraram os saraus

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual receberam, no início do ano letivo, cinco obras da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka. Os títulos incluem:

  • Com quantas asas se faz um cachorro?
  • Vasto mundo
  • Gandhi – minha vida é minha mensagem
  • Vozes livres
  • Quelé, a voz da cor

Essas obras foram ponto de partida para os projetos apresentados nas escolas, reforçando o papel da literatura como base da formação crítica e criativa.

Serviço

  • Evento: Sarau Literário da Seeduc-RJ
  • Data: 12 de junho de 2025
  • Horário: Das 10h às 15h
  • Local: Campo de São Bento, Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí, Niterói – RJ
  • Público: Mais de 300 estudantes, professores e gestores escolares
  • Realização: Secretaria de Estado de Educação do RJ (Seeduc-RJ)