Agenda

Encontro de Blocos em Niterói: Sinfônica Ambulante recebe Olodumaré

O Encontro de Blocos em Niterói traz a Sinfônica Ambulante e Olodumaré para uma celebração vibrante de ritmos populares.

Bloco Olodumaré
Bloco Olodumaré

O Campo de São Bento, em Niterói, será palco de mais um Encontro de Blocos no domingo, 5 de outubro, a partir das 9h. Nesta edição, a tradicional Sinfônica Ambulante convida o bloco Olodumaré, em uma celebração marcada pela fusão de ritmos e pela valorização da cultura popular.

O evento é gratuito e aberto a todas as idades, integrando a programação cultural promovida pela Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Bloco Olodumaré

Sinfônica Ambulante: 13 anos de história

A Sinfônica Ambulante nasceu nas ruas de Niterói e, em março de 2024, completou 13 anos de trajetória. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e também da cidade, a fanfarra mistura sopros e percussão em um repertório que vai de sucessos nacionais a músicas internacionais, sempre embaladas pela energia carnavalesca.

Divulgação/Sinfônica Ambulante/Arquivo

Olodumaré: resistência e cultura afro

O bloco Olodumaré surgiu com o propósito de difundir a cultura afro-brasileira e combater o preconceito racial e social. No início, organizava seus tradicionais “terreirões” todos os domingos na Praça do Barreto, reunindo jovens, adultos e crianças em atividades culturais e educativas, como dança afro, percussão e oficinas de modelo e manequim.

O grupo já se apresentou em diversos espaços no estado do Rio e em outras cidades do país. Entre os reconhecimentos recebidos estão prêmios como o Troféu Axé São Gonçalo (1990/1991) e o Troféu Raças (1992). Sua principal cantora, Marília Marques, também foi homenageada com o Troféu Dudu Odara (1991).

Serviço

Data: 5 de outubro de 2025
Horário: 9h
Local: Campo de São Bento – Niterói
Entrada: Gratuita
Classificação etária: Livre