
Niterói reforça o recado de respeito às mulheres durante a folia. Nesta sexta-feira (30), o Bloco Não é Não ocupa a Praça Arariboia, no Centro, a partir das 17h, em sintonia com a campanha “Carnaval sem assédio”. Além de música, a programação inclui ações práticas para informar, acolher e mobilizar a população.
Bloco Não é Não se apresenta na Praça Arariboia, em Niterói
O respeito às mulheres também marca o carnaval de Niterói. Nesta sexta (30), o Bloco Não é Não, organizado pela Secretaria Municipal da Mulher, se apresenta na Praça Arariboia, no Centro, a partir das 17h.
A iniciativa está alinhada com a campanha “Carnaval sem assédio”, lançada na semana passada e norteada pelos slogans “Minha fantasia não é convite” e “Meu sorriso não é permissão”.
Campanha “Carnaval sem assédio” reforça recado contra violência
A secretária da Mulher, Thaiana Ivia, destaca que o município mantém políticas de enfrentamento à violência de gênero ao longo do ano e intensifica o alerta durante o carnaval.
“Niterói está atenta às políticas de enfrentamento à violência de gênero ao longo do ano e, especialmente, durante o carnaval. Sabemos que os números aumentam nessa época, então a gente deixa um recado claro. Niterói não aceita a violência de gênero e não aceita o assédio durante o carnaval. Uma fantasia não é convite para o assédio porque o nosso corpo não é público”, enfatiza.
Show da banda Um Amô terá repertório especial e marchinha vencedora
A banda Um Amô promete botar o público para dançar com um repertório especial de carnaval. No setlist, está a marchinha “Uma palavra basta”, eleita em votação popular realizada no ano passado.
O quarteto é formado por mulheres pretas, ritmistas e multi-instrumentistas do mundo do samba:
- Thalita Santos (surdos)
- Mari Braga (voz, cavaco e violão)
- Allana Marinho (tamborim)
- Bia Tinoco (caixa)
Oficinas, feira e hidratação completam a programação
Além do samba, o evento terá ações voltadas à participação do público e ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. A programação inclui:
Oficina de customização para a folia
- Customização de abadás e arranjos de cabeça
- Com as professoras Quelly e Angela Wajsman
Feira das Mulheres Empreendedoras
- Atividade da Secretaria da Mulher durante o evento
Distribuição de material da campanha
- Entrega de conteúdo informativo da campanha “Carnaval sem assédio”
Hidratação para foliãs e foliões
- A concessionária Águas de Niterói ficará responsável pela hidratação do público
Ao levar a mensagem de “Não é Não” para um dos pontos mais movimentados do Centro, Niterói reforça que o carnaval pode — e deve — ser uma festa de alegria, com respeito e segurança para todos, especialmente para as mulheres.