Niterói - A Biblioteca Parque de Niterói reabre suas portas neste sábado, 8 de fevereiro, a partir das 9h, com uma programação cultural diversificada para todas as idades. A iniciativa da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Prefeitura Municipal marca um novo ciclo para o espaço, que completa 100 anos em 2025, consolidando-se como um polo de cultura, educação e inclusão social.
Reabertura com atrações para toda a família
O evento de reinauguração contará com oficinas culturais, apresentações musicais, saraus, contação de histórias, performances de palhaçaria, jogos de RPG, histórias em quadrinhos e muito mais. A proposta é oferecer um ambiente dinâmico, que vá além do acesso ao acervo de livros, promovendo a interação entre artistas locais e a comunidade.
Para Micaela Costa, presidenta da FAN, a reabertura representa um marco para a cidade.
“A reabertura da Biblioteca Parque de Niterói pelo prefeito Rodrigo Neves marca a entrega para a sociedade de um importante centro de democratização do conhecimento, de inclusão social e estímulo à criatividade. Essa revitalização vai além do ambiente físico destinado à consulta de livros, ela abrange a disponibilização de um ambiente dinâmico que oferece uma programação cultural diversa, desenvolvida pelos artistas da cidade, em um espaço de convivência para a comunidade que pode participar ativamente de todas as atividades. Esse certamente será um ponto de encontro dos moradores da cidade, de todas as idades, e um importante agente de transformação social.”, destacou.
História e transformação
Fundada em 1935, a Biblioteca Parque de Niterói surgiu como parte do Centro Cívico da antiga capital do Estado do Rio de Janeiro e integra o Quadrilátero Histórico da Praça da República, reconhecido como patrimônio tombado pelo INEPAC.
Em 2011, o espaço adotou o conceito de Biblioteca Parque, inspirado no modelo de Medellín, ampliando seu papel na cidade como um centro de promoção de práticas culturais, sociais e educativas. Já em 2017, a municipalização do equipamento fortaleceu ainda mais a conexão com a produção artística e literária local.
Atualmente, a Biblioteca conta com um acervo de mais de 60 mil itens, acesso a salas climatizadas, computadores, rede Wi-Fi e uma programação que inclui cursos, rodas de leitura, empréstimos de livros e eventos culturais. Além disso, abriga coleções especiais como História Fluminense, Acessibilidade (obras em braille e audiolivros) e Proteção Animal.
Confira a programação da reabertura:
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, Centro, Niterói
Praça da República
- 09h às 10h30: Contação de histórias com Violúdico
- 11h às 12h: Orquestra de Cordas da Grota
- 13h às 14h: Oficina de Ritmos Sorrindo e Batucando
- 14h às 15h: Show de Marcus Lima
Café Paris
- 09h às 13h: Sarau de Poesia & Autógrafos
- 10h às 12h: Desenho ao vivo com Cauã Marinho
- 13h às 14h: Peça Hamlet em Solidão
- 14h às 15h: Pocket show de poesia e música com Jan Santoro
Sala Infantil
- 09h às 10h: As Aventuras de uma Palhaça Bailarina – Pocket show
- 10h às 11h: Tapetes Contadores de Histórias
- 13h às 14h: Contação de histórias com Débora Moreno
- 14h às 15h: Oficina de audiodescrição
Sala Infantil (Jardim)
- 09h às 12h: Oficina de Cerâmica
- 09h às 12h: Oficina de Pontilhismo
Sala Multimídia
- 10h às 14h: Oficina de História em Quadrinhos
Sala Multiuso
- 10h às 12h: Estações Literárias
- 13h às 14h: Tambores e Histórias da África
- 14h às 15h: Oficina de Lettering
Sala de Consulta
- 10h às 12h: Circuito de RPG
- 13h às 14h: Oficina de Origami
- 14h às 15h: Oficina de Grafismos Indígenas
E MAIS!
- Recreação infantil
- Pintura ao ar livre
- Personagens vivos
- Feira de Economia Solidária
A reabertura da Biblioteca Parque de Niterói promete ser um evento marcante para a cidade, reforçando seu papel como um espaço de cultura, aprendizado e inclusão. Com uma programação extensa e diversificada, a expectativa é atrair moradores de todas as idades para vivenciar essa nova fase do equipamento cultural.