A Prefeitura de Niterói apresenta, nesta quinta-feira (29), às 10h, no Espaço Cantareira, as bicicletas do Nit Bike. Este serviço gratuito terá 50 estações, sendo 46 para adultos e 4 para crianças, totalizando 600 bicicletas compartilhadas disponíveis gratuitamente em todo o município.
De acordo com o executivo, o principal objetivo dessa iniciativa é fornecer uma infraestrutura que incentive a prática do ciclismo, com estações estrategicamente localizadas num raio de 5 km do Centro de Niterói, abrangendo bairros como Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem.
Nesta primeira fase, a Prefeitura arcará com os custos do serviço, oferecendo viagens gratuitas de até 1 hora. Em caso de exceder esse tempo, será aplicada uma multa proporcional. Além disso, estão previstos planos de integração com empresas locais para a instalação de estações patrocinadas, ampliando a área de cobertura e reduzindo os custos municipais.
Novas pistas exclusivas para ciclistas serão criadas em ruas do Gragoatá, Ingá, Icaraí e São Francisco, aumentando em 2,75 km a malha cicloviária da cidade, que chegará a 83,75 km. Em janeiro, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta iniciou a implementação do sistema Contabike, um avanço na coleta de dados sobre o uso de bicicletas na cidade.
Esse sistema de monitoramento automático de ciclistas, desenvolvido pela empresa Eco-Counter, é composto por 11 contadores automáticos estrategicamente posicionados em locais como a Avenida Amaral Peixoto e a Rua São Lourenço.