Cidades

O impasse da transferência do "Vampiro de Niterói"; entenda o caso

Marcelo Costa de Andrade, o "Vampiro de Niterói". Reprodução.
Marcelo Costa de Andrade, o "Vampiro de Niterói". Reprodução.

Após a determinação da Justiça para transferir o “Vampiro de Niterói” para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, a Prefeitura de Niterói destacou que a unidade de saúde não oferece o acompanhamento adequado para o paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclareceu ao cidadedeniteroi.com que ainda não houve contato prévio com o município antes da decisão judicial de transferência e que ao saber do caso realizou uma reunião com a equipe técnica estadual para solicitar a revisão da decisão.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclarece que o município realizou uma reestruturação na rede de Saúde Mental, dentro das diretrizes da política antimanicomial e, atualmente, o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ) não realiza mais internação de longa permanência, tendo seu funcionamento voltado para atendimento de emergência. Após a estabilização do quadro, o usuário segue sendo assistido pela rede ambulatorial, como os Centros de Atenção Psicossocial, Residências Terapêuticas e ambulatórios. Considerando esse novo perfil, o HPJ não atende às necessidades de acompanhamento do paciente citado.” esclareceu a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.

Marcelo Costa de Andrade, conhecido como “Vampiro de Niterói”, está preso desde 1993 e é o único interno do Hospital de Tratamento Psiquiátrico Henrique Roxo, também em Niterói. Ele deve ser transferido até 18 de março, conforme determinação da juíza Roberta Barroso Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais.

A sugestão de transferência para Jurujuba foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde como parte do processo de desativação dos manicômios judiciários. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclareceu que o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba não oferece mais internações de longa permanência, focando agora no atendimento de emergência.

Após a estabilização do quadro, os pacientes são acompanhados pela rede ambulatorial, incluindo Centros de Atenção Psicossocial, Residências Terapêuticas e ambulatórios. A Secretaria de Saúde de Niterói ressaltou que não foi consultada previamente sobre a transferência e solicitou uma revisão da decisão após uma reunião com a equipe técnica estadual.

Histórico | Marcelo Costa de Andrade, mais conhecido como Vampiro de Niterói, hoje com 57 anos, está há 31 anos internado e foi condenado pelo assassinato de 14 crianças, entre abril e dezembro de 1991. Ele cumpre pena desde 1993 em manicômios judiciários.

O histórico dos crimes de Marcelo, que confessou ter cometido 14 assassinatos e consumido o sangue das vítimas, destaca a extrema gravidade da situação. Sua condição mental foi considerada incurável e o recente parecer da equipe médica do hospital concluiu que ele não é apto para um tratamento alternativo.

A desembargadora responsável pelo caso ressaltou a necessidade de um acompanhamento mais abrangente e uma análise aprofundada da situação de Marcelo, que é única nos hospitais de custódia do Rio de Janeiro.