Morreu na noite de domingo (18), aos 71 anos, a autora Maria Labouré Almeida Lima Ribeiro, um dos nomes mais destacados no cenário editorial de Niterói. Fundadora da editora Muiraquitã, uma das mais tradicionais da cidade, ela faleceu devido a um infarto fulminante no Ceará, onde estava passando um período com a família. A cerimônia de despedida e cremação ocorrerá no estado do Nordeste.
Labouré Lima iniciou sua carreira na televisão, participando de programas como o Moacyr Franco Show e Chico City nos anos 1970. Após passagens pela Gazeta Mercantil e Editora Vozes, ela fundou, em parceria com Yan Kleber de Moura, a Muiraquitã. O selo foi inaugurado em Niterói em 1991. Ao longo dos anos, além de publicar seus próprios trabalhos como poetisa e escritora, ela também contribuiu na edição e publicação de textos de diversos autores da região.
A Editora Muiraquitã teve sua primeira sede na Rua Santa Rosa, em frente ao Colégio Salesianos de Niterói, mas em 1996 mudou-se para a Rua José Clemente, no Centro da cidade. O lançamento do primeiro livro sob esse selo editorial coincidiu com o evento Rio Eco-92 e foi intitulado “Uma Visão Otimista da Crise”, escrito por Yan Kleber de Moura. A obra nasceu dos debates realizados nas reuniões editoriais dos sócios, que eram realizadas regularmente durante o primeiro ano de atividades da editora.
A editora niteroiense conta atualmente com mais de 300 títulos publicados de autores das Ciências Humanas. Viúva, Labouré deixa duas filhas e uma neta. A cerimônia de cremação ocorrerá no estado onde estava com as filhas, mas a família planeja uma homenagem de despedida em Niterói. O evento público está marcado para o próximo dia 8 de março e deve reunir familiares, amigos e escritores.