Com 51 anos de tradição entre os foliões de Niterói, o bloco Banda do Ingá vai marcar a abertura do carnaval de Niterói neste domingo (04/02), no Centro da cidade. A concentração começa às 10h da manhã em frente a Câmara Municipal, na Av. Amaral Peixoto. Ao contrário da última edição, quando a banda ficou concentrada no Caminho Niemeyer, neste ano o evento estará acontecendo na Av. Amaral Peixoto. E pensando também nos pequenos foliões, vai acontecer uma matinê, com marchinhas de carnaval, na praça César Tinoco, no bairro do Ingá, a partir das 10h, também no domingo (04).
A troca dos abadás é realizada, na Rua Pereira Nunes esquina com Presidente Pedreira, no bairro do Ingá, tradicional local de atividades do bloco. O abadá não é vendido. A troca do abadá acontece mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Serão trocados 10 mil abadás.
História da Banda do Ingá | No ano de 1973 após um pico de luz no bairro do Ingá, os donos da Padaria Teixeira, Seu Miro e Seu Antônio, ofereceram sorvetes aos clientes e amigos, já que devido a falta de luz os produtos iriam estragar. Um grupo de amigos, após tomar sorvete e ainda no escuro, resolveu pegar as caixas dos sorvetes e começar a batucar. Assim veio a ideia de fazer um samba no bairro com a união de vizinhos e amigos, e desse modo surgiu a famosa Banda do Ingá.
“Quando se fala no carnaval de Niterói, logo vem a cabeça a banda do Ingá, que é a abertura oficial do carnaval, aqui em Niterói. A banda sai sempre um domingo antes do final de semana do carnaval.” afirma Luiz Carlos Gallo, filho de um dos fundadores e um dos organizadores do bloco. Gallo é filho de um dos fundadores da Banda do Ingá e mantém a tradição viva ao longo dos anos.