Notícias

Prefeitura de Niterói rasga o verbo contra a Enel

Antiga sede central da Enel em Niterói. Hoje a sede da empresa fica na cidade do Rio de Janeiro, cidade atendida pela Light.
Antiga sede central da Enel em Niterói. Hoje a sede da empresa fica na cidade do Rio de Janeiro, cidade atendida pela Light.

Após as fortes chuvas que atingem Niterói desde sexta-feira (12), diversos moradores relatam problemas no fornecimento de energia elétrica por parte da Enel. Neste sábado (13), a prefeitura perdeu literalmente a paciência com a Enel e rasgou o verbo nas redes sociais. Confira a nota da prefeitura contra a Enel abaixo na íntegra.

“Uma chuva mais forte e vários pontos da nossa cidade novamente sem fornecimento de energia. A Enel mostra um desrespeito inaceitável com a população de Niterói. A Enel demonstra ainda desrespeito à Justiça, que determinou, em ação proposta pela Prefeitura de Niterói em novembro e ainda em vigor, restabelecimento dos serviços sob pena de multa.

Foi determinado que a PGM entre com nova ação contra a Enel solicitando um novo aumento da multa por descumprimento de decisão judicial.

É necessário que a Aneel também se manifeste sobre que tipo de fiscalização da prestação de serviços da Enel está sendo feita. Uma concessionária tem obrigação contratual de prestar serviço de qualidade para a população e ser fiscalizada pela agência reguladora.

A Prefeitura de Niterói criou inclusive um gabinete de crise para questões relacionadas à arborização urbana no sentido de colaborar com a concessionária.

É crucial que medidas imediatas sejam tomadas para restabelecer a energia em locais afetados por toda a cidade. Os cidadãos niteroienses merecem respostas rápidas e soluções concretas.” diz a nota da prefeitura.

O que diz a Enel

Em nota, a Enel disse ao cidadedeniteroi.com, que “A Enel Distribuição Rio esclarece que restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 97% dos clientes impactados pelas fortes chuvas que afetaram a sua área de concessão na sexta-feira (12) e ontem (13). A distribuidora aumentou em até quatro vezes o número de equipes em campo em comparação a um dia normal e os técnicos tem atuado ininterruptamente, inclusive de madrugada, para atender a todas as ocorrências. Os atendimentos remanescentes estão concentrados principalmente em São Gonçalo e Niterói, onde as novas chuvas da noite de ontem causaram alagamentos, dificultando muito o deslocamento das equipes e a execução dos serviços em campo.

Segundo a Prefeitura de Niterói, a cidade registrou um recorde histórico de chuva, com um volume de 120,2 milímetros em 1 hora e alagamentos em diversos bairros. Vale ressaltar ainda que parte das ocorrências em aberto são complexas e envolvem a reconstrução de trechos inteiros da rede, o que inclui a substituição de cabos e postes, entre outros equipamentos.

Em caso de falta de luz, o cliente pode acionar os canais digitais da concessionária: site (www.enel.com.br), aplicativo Enel (disponível para iOS e Android), WhatsApp Elena: (21) 99601-9608 e Central de Relacionamento (0800 28 00 120).”