8 de nov de 2023 às 07:18 | Atualizado 09:52
O vereador de São Gonçalo Aldecyr Maldonado (PL), de 61 anos, foi morto após ser baleado na noite de terça-feira (07) na porta de casa. O parlamentar era conhecido como Cici Maldonado. O Presidente da Câmara Alécio Breda Dias (Lecinho) decretou luto oficial por 3 dias.
Inicialmente, as investigações trabalhavam com a possibilidade de tentativa de assalto, mas não se descarta outras hipóteses.
De acordo com as investigações, dois assessores tinham acabado de deixar o vereador em casa, no bairro do Porto da Madama, quando homens armados teriam chegado atirando. O vereador teria saído da residência para ver o que estava acontecendo e foi atingido na cabeça.
Cici Maldonado chegou a ser socorrido e levado para um hospital da região, mas não resistiu. A Polícia Civil segue investigando o caso. Cici Maldonado era casado, deixa esposa e três filhas.
A Câmara de São Gonçalo publicou uma nota de pesar, “É com profundo pesar que a Câmara Municipal de São Gonçalo, vem em nome de todos Vereadores, servidores e assessores da casa se solidarizar com familiares, amigos e eleitores pelo falecimento do Vereador Cici Maldonado ocorrido no dia de ontem (07 de novembro de 2023). São Gonçalo perde um grande cidadão, amigo, batalhador, íntegro que cumpriu seus deveres e deixará eterna saudade. Não temos mais palavras para expressar todos os nossos sentimentos, pedimos a Deus que conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de dor. O Presidente da Câmara Alécio Breda Dias (Lecinho) em respeito aos familiares e amigos, decreta luto oficial por 3 dias em razão da morte do vereador Cici Maldonado.”, diz o comunicado.
A Prefeitura de São Gonçalo lamentou a morte do vereador e prestou solidariedade à família e aos amigos.
A informação foi divulgada no perfil oficial do parlamentar nas redes sociais, “Informamos que na noite de hoje que o nosso amigo vereador Cici Maldonado, nos deixou de uma forma prematura, fruto de uma tentativa de assalto aonde ceifaram a vida de homem que amava são gonçalo e doou grande parte da sua vida para ajudar as pessoas.”
Na tarde dessa terça-feira (07), horas antes de ser morto, o parlamentar visitou obras pela cidade, na companhia do vice-governador do Estado do Rio, Thiago Pampolha, o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, o Secretário de Saúde, Gleison Rocha, e o Deputado Estadual Douglas Ruas, filho do Capitão Nelson.
O que diz a Polícia Militar
De acordo com a Polícia Militar, os dois assessores do vereador tinham acabado de deixar de carro o vereador em casa, na Rua Antenor Martins, no Porto da Madama, quando testemunharam um roubo a uma moto e os auxiliares, assustados, abandonaram o automóvel e buscaram refúgio em uma residência. O vereador ouviu gritos e foi até o portão da casa, com uma arma em punho, para ver o que estava acontecendo. Os assaltantes teriam visto Cici armado e passaram a atirar. Cici ao revidar no tiroteio, acabou atingido na cabeça.