Notícias

Ecoponte prevê que 900 mil veículos passem na Ponte Rio-Niterói durante feriadão

Ponte Rio-Niterói | Arquivo
Ponte Rio-Niterói | Arquivo

A previsão da concessionária Ecoponte para o feriado de Nossa Senhora Aparecida é que cerca de 900 mil veículos passem pela Ponte Rio-Niterói de quarta-feira (11/10) até a próxima segunda-feira (16/10). O dia de maior movimento será a quarta, quando cerca de 86 mil veículos seguirão para Niterói e cidades da Região dos Lagos. Na volta do feriado em direção ao Rio, mais de 177 mil veículos são esperados na rodovia entre domingo e segunda-feira (15 e 16/10).

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, para quem vai aproveitar o feriado com as crianças, é importante estar atento às novas regras de transporte: bebês com até um ano ou até 13 kg, devem ser transportados no bebê conforto; crianças de um a quatro anos devem ser transportadas na cadeirinha; de quatro a sete, no assento de elevação; de sete a dez, no banco traseiro com cinto de segurança e após dez anos, já podem ser transportadas no banco dianteiro sempre com cinto de segurança.

Importante destacar que crianças que tenham menos de 1,45m de altura, independentemente da idade, devem, obrigatoriamente, ser transportadas no banco traseiro utilizando o cinto de segurança ou dispositivo de retenção equivalente para cada idade, peso e altura.

Durante todo o período, a Ecoponte informou que vai disponibilizar equipes de socorro médico e mecânico para garantir ainda mais rapidez nos atendimentos e liberação das pistas, além de ajudar na fluidez do tráfego e segurança dos motoristas.

As equipes da concessionária estarão baseadas em pontos estratégicos da rodovia com viaturas de inspeção, motos, guinchos e ambulâncias UTI e de resgate. Na praça de pedágio, os papa-filas (arrecadadores volantes), vão agilizar a passagem dos veículos nos dias e horários de maior movimento, e o usuário pode efetuar o pagamento por aproximação através de cartões nas funções débito e crédito.



Como medida preventiva de segurança, a Ecoponte recomenda que os motoristas mantenham a distância segura do veículo à frente, pois as colisões traseiras são os incidentes de trânsito mais frequentes. Além disso, é muito importante conferir as condições de seus veículos antes de pegar a estrada, como revisão geral do motor (água, óleo, combustível) e reparos em problemas previamente identificados nos veículos.