A Universidade Federal Fluminense (UFF), representada pelo reitor, Prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esteve presente em uma audiência com o Papa Francisco em 21 de setembro, integrando o programa “Organizando a Esperança”, iniciativa da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC).
A cerimônia aconteceu na Sala Clementina do Vaticano e reuniu mais de 200 líderes de instituições de ensino superior públicas e privadas da América Latina e do Caribe. Durante o encontro, o Papa destacou temas como alterações climáticas, migrações e a cultura do desperdício, incentivando os líderes acadêmicos a serem inovadores na formação dos jovens, ajustando-se às realidades e desafios atuais.
“Vocês devem formar os rapazes e as moças nas três linguagens humanas: a da cabeça, a do coração e a das mãos,” destacou Francisco. Por fim, ele agradeceu aos presentes e resumiu suas palavras convidando as universidades a serem: “criativas diante da realidade e dos desafios, educadoras e não apenas distribuidoras de informações”.
Para o reitor, a participação da UFF neste respeitado encontro internacional reafirma a missão pública da instituição de contribuir para um futuro mais próspero e equitativo.
“Nosso envolvimento neste evento evidencia a relevância do papel da universidade no cenário global, na busca por soluções para os desafios contemporâneos da humanidade e no fomento ao desenvolvimento sustentável. Temos a responsabilidade e o privilégio de formar indivíduos íntegros, preparados não apenas para excelência em suas áreas de atuação, mas também para serem agentes de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Este encontro com o Papa Francisco fortalece nossa visão de que a educação é a pedra angular para a criação de um futuro melhor. A UFF está dedicada a cultivar a esperança e a inspirar a próxima geração de líderes a transcender as fronteiras do conhecimento e a trabalhar incansavelmente pelo bem comum.”, conclui Nóbrega.
A realização deste encontro decorreu de uma proposta da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum à Pontifícia Comissão para a América Latina e foi coordenada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que a UFF integra. As reflexões e discussões proporcionadas abordaram temas de extrema relevância, representando os anseios e necessidades de mais de 4 milhões de estudantes.
Na ocasião, os reitores também assinaram o “Apelo de Roma para Ética em Inteligência Artificial”, documento que está disponível para consulta e assinatura na página do Vaticano, e foi posteriormente entregue ao Papa Francisco.