Quem for ao Campo de São Bento agora, sentirá falta do barco que ficou por 9 anos no parque. A instalação Águas Escondidas chegou ao fim no Campo. Na última terça-feira (19), a prefeitura começou a retirada da obra que vai ser restaurada e realocada depois de 9 anos no Parque. (Vídeo abaixo)
Você conhece a história por trás desse barco tão famoso por aqui? Naufragado durante oito anos na Ilha da Conceição, foi resgatado e ressignificado como obra de arte. Seu objetivo é chamar a atenção da população para um objeto fora de seu habitat natural, despertando nos passantes a reflexão da relação da cidade com o mar, como define Mercedes Lachmann, a artista. “Foi um prazer ter acolhido essa instalação tão especial no Campo de São Bento.” escreveu a direção do parque.
O barco Benção de Deus VIII é de 1946 e esteve naufragado durante oito anos na Ilha da Conceição. Resgatado em fevereiro de 2014, foi ressignificado como obra de arte. Com dez metros de comprimento, três metros de largura e 2,4 metros de profundidade, foi “protagonista” da exposição Área de Emergência, na I Mostra Rio de Esculturas Monumentais 2014, na Praça Paris, no Centro do Rio. (Fotos abaixo)
O barco ficou por 9 anos em exposição em frente ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo, com o objetivo de chamar a atenção da população para um objeto fora de seu habitat natural, despertando nos passantes a reflexão da relação da cidade com o mar, como define a artista Mercedes Lachmann.
- “O barco vai partir
Por nove anos a instalação Águas Escondidas encantou o Campo de São Bento. A cidade abraçou a obra e cuidou dela com seu afeto. O corpo de Benção de Deus acolheu celebrações das mais diversas, noivados, debutantes, desfiles, encontros, jogos, filmes, Carnavais e tanto mais! Não ganhou placa, poucos conheciam sua estória e procedência e nem quem o tinha levada para lá, e porque.
Até o último dia as crianças correm para ver aquela coisa estranha, e com sua curiosidade e alegria fabulam estórias!
Adoro presenciar esses momentos!
O barco vai partir
Precisa andar e mais uma vez se transformar, trocar de pele, virar ao avesso, precisa. Levantar a poeira, imaginar outros futuros, encantar novos espaços, abrir caminhos. Que ele resista mais uma vez percorrer a perigosa e maravilhosa operação da metamorfose.
Axé” escreveu Mercedes Lachmann.
Memória
Vídeo de Registro da retirada do barco Benção de Deus VIII das águas da Ilha da Conceição
“Registro da retirada do barco Benção de Deus VIII das águas da Ilha da Conceição, na Baía de Guanabara, onde esteve naufragado por oito anos. Posteriormente seu casco foi preparado e transportado para Praça Paris, no bairro da Glória, Rio de Janeiro, para a instalação Área de Emergência, que fez parte da exposição Esculturas Monumentais, 2014.” Fonte: Canal no YouTube da artista plástica Mercedes Lachmann.